A água de semente de Chia pode te ajudar a perder peso?

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Sementes de Chia

A água da semente de chia é uma poção mágica para perder peso? De acordo com os defensores da mais recente tendência de saúde viral do TikTok, beber o superseed embebido em H2O pode ser a chave para evitar comer demais e, em última análise, ajudar na perda de peso.

A usuária do TikTok @happyandhealthyolivia compartilhou o hack de saúde como parte de sua popular série “TikTok Health Trends That Actually Work”. O breve vídeo foi visto mais de 12,4 milhões de vezes desde 28 de junho e inclui uma demonstração de como fazer a suposta bebida para perder peso. “Basta combinar 1 colher de sopa [colher de sopa] de sementes de chia com um copo d’água (opcional: adicionar limão) e beber 30 minutos antes das refeições”, diz ela, além de explicar que aumentam a sensação de saciedade.

Outra usuária, @kanipark, mistura sua água de semente de chia, gabando-se de que as pequenas sementes pretas são cheias de fibras, proteínas, gorduras boas, cálcio, manganês, magnésio, fósforo e antioxidantes. “Beber água com sementes de chia pela manhã pode dar um impulso à sua digestão e melhorar o movimento intestinal. Ótimo para a ingestão de proteínas, saúde do coração, saúde óssea, controle de açúcar no sangue, digestão, perda de peso e inflamação ”, escreve ela. “Realmente não tem gosto de nada, mas também não tem um gosto bom. Mas se eu beber tudo isso eu sei que vou ficar satisfeito porque é super grosso. ”

O que a ciência diz sobre sementes de chia para perda de peso?

De acordo com a organização sem fins lucrativos FoodPrint, as sementes de chia vêm da planta da chia, Salvia Hispanica, e ganharam o nome dos guerreiros astecas, que as usavam como alimento de sobrevivência.

Não há pesquisas sobre a água da semente de chia para perda de peso e, mesmo com as sementes de chia sozinhas, faltam pesquisas rigorosas sugerindo que elas proporcionam esse benefício. Por exemplo, um pequeno estudo brasileiro publicado em 2015 na Nutricion Hospitalaria envolvendo 26 homens e mulheres com sobrepeso ou obesidade descobriu que comer 35 gramas (cerca de 3 colheres de sopa) de sementes de chia diariamente durante 12 semanas resultou em perda de peso. Dito isso, o estudo foi pequeno e de curto prazo.

Ainda assim, pode haver algum mérito em adicionar sementes de chia à sua dieta para perder peso. “As sementes de chia são ricas em fibras, o que pode ajudar a aumentar a saciedade”, diz Tara Collingwood, RDN, que mora em Orlando, Flórida. Eles também são uma boa fonte de proteína e gordura, que são satisfatórias e podem prevenir excessos, ela ressalta. Apenas 1 onça (cerca de 2 colheres de sopa) das minúsculas sementes pretas contém 4,7 g de proteína, 10 g de fibra (uma excelente fonte) e 9 g de gordura (quase exclusivamente do tipo bom), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“Conclusão: as sementes de chia podem prevenir a fome porque demoram mais para serem digeridas.” No entanto, beber um copo de água de semente de chia por dia não vai desfazer os danos de escolhas alimentares inadequadas ou um excedente calórico.

Quais são os outros benefícios para a saúde das sementes de chia?

Quando você come sementes de chia, está obtendo mais do que uma vantagem potencial de perda de peso.

“As sementes de Chia são minúsculas, mas contêm mais nutrientes do que você pensa”, diz Collingwood. Muitas vezes apelidados de “superalimento”, eles são embalados com ácidos graxos ômega-3 (de ácidos alfa-lipóicos ou ALAs, a forma vegetal dos ácidos graxos), antioxidantes, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, ferro e zinco , ela observa.

Uma revisão anterior, publicada em abril de 2016 no Journal of Food Science and Technology, sugeriu que as sementes de chia contêm antioxidantes que podem ser protetores para o fígado e o coração e podem ajudar a prolongar a longevidade e ajudar a manter o câncer sob controle. Os pesquisadores também apontaram que, como uma ampla fonte de fibra, eles podem ajudar na digestão e no controle de problemas de saúde, como diabetes tipo 2, pressão alta e depressão.

Como fazer água com sementes de chia?

Se você ainda quiser agitar a água das sementes de chia, Collingwood sugere mergulhá-las em água por 30 minutos ou até que tenham uma “consistência de gel de tapioca” Não há uma proporção definida de água para sementes de chia, mas os vloggers no TikTok estão usando 1 colher de sopa das sementes em um copo de água típico.

Embora a mistura de chia com água não melhore as vantagens potenciais de perda de peso das sementes, as tornará mais palatáveis, sem mencionar que são mais seguras para comer. (Como a Time relatou anteriormente, as super-sementes podem ser um risco de asfixia quando comidas sozinhas na forma crua e em excesso.)

Se você não gosta de beber sementes de chia, experimente comê-las secas em cima de saladas ou colocá-las em produtos assados, como pães ou panquecas, sugere Collingwood. Você também pode adicioná-los a smoothies ou usá-los para preparar um pudim de sementes de chia no café da manhã ou lanche. Para fazer este último, basta misturar sementes de chia em seu tipo favorito de leite e deixe descansar durante a noite, diz Collingwood. Adicione outros mix-ins como frutas frescas, nozes e adoçante como desejar. Em uma receita de pudim de chia, o blogueiro Love and Lemons recomenda 1 ½ xícara de leite a ¼ xícara de chia, além de outros mix-ins saborosos, como canela e limão fresco ou suco de laranja.

Há algum risco para a saúde em beber sementes de chia?

Como as sementes de chia são densas em nutrientes, com uma quantidade razoável de calorias e gordura por porção, coma-as com moderação. Uma porção típica de sementes de chia é 2 colheres de sopa, que contém cerca de 138 calorias, de acordo com o USDA.

Além disso, como as sementes de chia são muito ricas em fibras, Collingwood precisa consumir água ou outro líquido suficiente para engoli-las. Isso ajudará a promover a digestão e evitar prisão de ventre, gases e outros problemas digestivos associados ao consumo de muitas fibras sem água. Se sua dieta atualmente é pobre em fibras, certifique-se de aumentar gradualmente a ingestão de fibras, de acordo com a Clínica Mayo.

Conclusão: você deve experimentar a água com sementes de Chia?

Então, a TikToker está no caminho certo ao beber água de semente de chia para perder peso? De acordo com Collingwood, quando combinadas com uma alimentação saudável e cuidadosa, as sementes de chia podem ajudá-lo a perder peso. “Chia sacia e pode ajudar a prevenir a fome voraz e comer mais no final do dia, desde que alguém esteja atento às porções e preste atenção ao corpo dizendo se está com fome ou farto”, explica ela.

Mas as sementes de chia não são uma solução mágica para perda de peso. Eles não queimam calorias extras nem aumentam o metabolismo de forma alguma. Além disso, se você consumir muitos deles, pode ganhar peso.

No entanto, adicionar uma colher de sopa à água pode ajudar a saciá-lo e impedi-lo de comer mais – além de oferecer outros benefícios à saúde.

Referências

Can Chia Seed Water Actually Help You Lose Weight?
https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/can-chia-seed-water-actually-help-you-lose-weight/
Revisado clinicamente por Kelly Kennedy, RD

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