Crianças do pré-jardim de infância precisam de pelo menos 10h de sono por noite

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Crianças pequenas em transição para o jardim de infância podem se beneficiar de pelo menos 10 horas de sono por noite, sugere um novo estudo.

Isso é significativo quando você considera que mais da metade das crianças nos Estados Unidos com idades entre 6 e 17 anos dormem menos de 9 horas por noite.

Em seu estudo, os pesquisadores disseram que as crianças que dormiam 10 horas ou mais todas as noites tinham mais facilidade social e emocional durante o primeiro ano do jardim de infância.

Eles também relataram que as crianças com sono adequado tiveram melhor engajamento no aprendizado e desempenho acadêmico melhor do que as crianças que dormiam menos de 10 horas por noite.

“Essas descobertas são mais uma confirmação da posição amplamente aceita de que o sono é essencial para nosso funcionamento geral”, disse Michelle Hintz , PsyD, psicóloga infantil e familiar na Flórida, à Healthline . “ O sono é importante para ajudar a regular nosso apetite, hormônios e sistema imunológico. Para as crianças, o sono também contribui para a regulação emocional, tolerância à frustração e humor geral. Todo pai pode atestar saber quando seu filho está cansado demais e isso não é divertido.”

Os pesquisadores também relataram que dormir mais de 10 horas todas as noites era particularmente importante, em vez de dormir o total em 24 horas. Em outras palavras, seus filhos podem não conseguir tirar uma soneca de seus problemas de sono.

Dito isso, os pais não devem tirar muitas conclusões firmes a partir deste pequeno estudo, disse a Dra. Rebekah Diamond , hospitalista pediátrica em Nova York e professora assistente de pediatria na Universidade de Columbia.

“O que constitui um ‘bom’ sono ou sono suficiente é complexo e diferente para cada pessoa e criança”, disse Diamond à Healthline. “Ao olhar para este estudo, ou qualquer estudo, é importante lembrar que correlação não é igual a causação. Não é surpreendente ver que dormir consistentemente 10 horas ou mais a cada noite estava relacionado a melhores resultados no jardim de infância, porque sabemos como o sono é importante para a interação social, aprendizado, humor e bem-estar físico”.

“No entanto, existem limitações sobre o quanto podemos concluir que isso é causalidade com base no estudo”, acrescentou. “Pode haver outros fatores que contribuem para um sono melhor e melhor adaptação à escola, por exemplo. O estudo também é relativamente pequeno, portanto, embora seja ótimo ver dados que ajudam a apoiar a importância do sono para as crianças, não podemos generalizar muito. O sono é importante, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça maior da saúde das crianças.”

Por que as crianças não dormem o suficiente 

Especialistas dizem que as crianças podem ter dificuldade em adormecer e permanecer dormindo por muitas razões e há limites para o que você pode controlar.

“[Pode haver] rotinas familiares ocupadas à noite, atividades depois da escola, etc.”, explicou Hintz. “Isso pode ser agravado quando as famílias têm pais trabalhando e vários filhos com atividades e eventos após a escola. Os horários de trabalho dos pais geralmente exigem que as crianças participem de programas depois da escola até as 17h ou 18h, seguidas de correr para as atividades, jantar, banho e depois dormir. Para algumas famílias, conseguir que as crianças cheguem antes das 21h é quase impossível.”

No entanto, os especialistas concordam que os pais devem prestar atenção especial ao tempo de tela – usando um computador, assistindo TV ou navegando em um smartphone – logo antes de dormir. Estudos mostraram uma ligação entre o tempo de tela e o sono e o aprendizado interrompidos.

“Para crianças dessa idade, a higiene do sono é responsabilidade dos pais”, continuou Hintz. “Felizmente, isso não é difícil de realizar, pois somos criaturas de hábitos e prosperamos na rotina. As crianças prosperam na consistência. Uma das recomendações mais importantes é a eliminação de eletrônicos e telas (de qualquer tipo) pelo menos 30 minutos antes de dormir. Isso significa escolher algo diferente de se juntar ao seu filho para um episódio de CocoMelon antes de desligar as luzes.”

Diamante concordou.

“Existem inúmeras razões pelas quais o sono pode ser inadequado ou de baixa qualidade. Condições médicas e estressores podem causar problemas de sono. Horas de dormir consistentes com rotinas de dormir, limitar o tempo de tela no quarto e na hora de dormir e trabalhar para promover seu sono como pai são algumas das etapas mais importantes a serem seguidas para otimizar o sono do seu filho ”, disse Diamond.

Dicas para uma melhor higiene do sono

Embora o estudo possa não ser grande o suficiente para provar uma ligação causal entre o sono noturno e os resultados do jardim de infância, os especialistas dizem que praticamente não há desvantagem em incentivar seus filhos a dormir mais e melhor à noite.

“Os esforços para promover uma transição favorável para a primeira vez na escola devem prestar atenção especial à higiene do sono e à regularidade de mais de 10 horas de sono noturno da criança estabelecido antes do início do jardim de infância”, escreveram os autores do estudo.

A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, por exemplo, recomenda que crianças entre 2 e 5 anos não tenham mais de uma hora de tela durante a semana e três horas nos fins de semana.

Hintz recomenda um processo discreto de três etapas para melhores horas de dormir.

“Os pais são incentivados a estabelecer uma rotina de três etapas na hora de dormir que mantenha uma ordem”, disse ela. “Por exemplo: banho, livro e cama. Este é um momento maravilhoso para passar tempo de qualidade com seu filho. Para crianças de 5 anos, essa rotina pode levar até uma hora, mas oferece a oportunidade para pais cheios de culpa compartilharem carinhos e carinhos, histórias e risadinhas.

“Colocar uma criança na cama durante a noite deve ser uma etapa curta e final no processo, em vez de um evento longo e demorado”, acrescentou.

E não se sinta mal em procurar o médico do seu filho se estiver com dificuldades, disse Diamond.

“Qualquer preocupação sempre vale a pena conversar com seu pediatra”, explicou ela. “Nunca é seu trabalho decidir se algo precisa ou não de investigação ou tratamento. Sua preocupação é suficiente, então entre em contato com o médico do seu filho com quaisquer dúvidas ou preocupações.”

Fonte: https://www.healthline.com/health-news/pre-kindergartners-need-at-least-10-hours-of-sleep-per-night-how-to-help-them-get-that
Escrito por Christopher Curley em 10 de julho de 2022 — Fato verificado por Maria Gifford

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