O que acontece com você quando você não dorme por dias

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Sessões de estudo durante toda a noite, negócios importantes, bebês recém-nascidos – a maioria das pessoas experimentará o gosto da privação do sono em algum momento da vida. Embora uma ocasional falta de sono possa não parecer grande coisa, seu impacto pode ser intenso e seus efeitos podem durar. E se você fizer disso um hábito, não dormir o suficiente pode ter consequências graves para sua saúde.

“Como sociedade, como famílias e indivíduos, ainda não apreciamos totalmente a importância do sono ”, diz Terry Cralle, RN , um educador clínico certificado do sono com sede em Fairfax, Virgínia. “O sono, juntamente com a dieta e o exercício, constitui a base da boa saúde.”

Eles estão tão interconectados que cada um deles precisa ser uma prioridade, acrescenta ela.

A falta de sono crônica nos coloca em risco aumentado de condições médicas graves, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Durante o sono, o corpo secreta hormônios que ajudam a controlar o apetite, o metabolismo e o processamento da glicose. Dormir mal pode levar a um aumento na produção de cortisol pelo corpo , também conhecido como hormônio do estresse . Além disso, poupar no sono parece descontrolar outros hormônios. Menos insulina é liberada depois que você come, e isso, junto com o aumento do cortisol, pode levar a muita glicose na corrente sanguínea e, portanto, um risco aumentado de diabetes tipo 2.

Todo mundo é diferente, mas de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças , os adultos devem dormir entre sete e nove horas por noite. E, ao contrário da crença popular, dormir uma ou duas horas extras nos fins de semana não pode compensar o sono perdido que você pode ter experimentado ao longo de uma semana ocupada. Também pode atrapalhar seu relógio biológico interno e possivelmente levar à insônia no domingo à noite. Manter um horário de sono consistente é a melhor maneira de regular o relógio do corpo.

Aqui está o que acontece com o corpo quando você perde o sono.

Às 24 horas: coordenação, memória e julgamento prejudicados

Após 24 horas sem dormir, os hormônios do estresse – especificamente cortisol e adrenalina – aumentam para compensar a fadiga que estamos lutando e para nos ajudar a continuar funcionando, explica John Cline, PhD , professor assistente de psicologia clínica na Yale School of Medicine. e membro da Academia Americana de Medicina do Sono.

“O cérebro está tentando lidar com o fato de não ter a oportunidade de se rejuvenescer, então temos esses hormônios do estresse aumentados para manter o corpo ativado”, diz o Dr. Cline.

As consequências da privação de sono em 24 horas são comparáveis ​​ao comprometimento cognitivo de alguém com um teor de álcool no sangue de 0,1%, de acordo com pesquisas anteriores . Você tem um tempo de reação reduzido, fala arrastada e raciocínio lento, diz a Cleveland Clinic . (Para referência, na maioria dos estados, o limite de álcool para dirigir legalmente é de 0,08%.)

Esse nível de comprometimento cognitivo pode ser suficiente para significar perigo, dependendo do que você está fazendo.

Cline aponta para pesquisas que sugerem que as pessoas têm um risco aumentado de acidentes de carro depois de trabalhar em turnos noturnos, por causa da sonolência.

Em um pequeno estudo publicado no Journal of Sleep Research em 2016 , 29 homens jovens saudáveis ​​foram mantidos acordados por 24 horas e descobriu-se que a falta de sono os tornava mais propensos a recordar memórias falsas.

“O julgamento é afetado, a memória é prejudicada e há deterioração na capacidade de tomada de decisão e coordenação olho-mão”, diz Cralle. Você também tende a ser mais emocionalmente reativo, a atenção é diminuída, a audição é prejudicada e há um aumento no risco de morte por um acidente fatal, diz ela.

Às 36 horas: a saúde física começa a ser impactada negativamente

Agora sua saúde começa a estar em risco. Altos níveis de marcadores inflamatórios estão na corrente sanguínea, o que pode levar a doenças cardiovasculares e pressão alta, explica Cralle. Durante uma típica noite de sono saudável, a pressão arterial cai cerca de 10 a 20 por cento. (De acordo com a Mayo Clinic , a queda da pressão arterial inferior a 10% durante a noite é um sinal de um padrão irregular de pressão arterial. ) , sugere a pesquisa .

Além disso, os hormônios são afetados – o que significa que suas emoções podem estar em todo lugar. À medida que seu corpo continua bombeando cortisol na corrente sanguínea, aumentando sua frequência cardíaca e pressão arterial para mantê-lo alerta, o estresse contínuo pode aumentar os sentimentos de ansiedade e alterações de humor, diz Cline.

Se você estava irritado, no limite e como um zumbi antes, esses sintomas provavelmente piorarão após 36 horas sem dormir, diz Cline. “Tudo o que acontece em 24 horas será pior em 36 horas.”

O comprometimento cognitivo fica muito mais grave também. Você provavelmente se sentirá lento e experimentará atraso no tempo de reação, memória nebulosa e incapacidade de se concentrar, aprender novas informações e processar pistas sociais, diz Michelle Drerup, PsyD , psicóloga e diretora do Programa de Medicina do Sono Comportamental da Cleveland Clinic. .

Outro estudo , que manteve 35 estudantes de graduação acordados por 36 horas, descobriu que o grupo demorava a perceber mudanças em seu ambiente e tinha uma resposta tardia a novos estímulos em seu entorno.

Às 48 Horas: Microsono e Desorientação

Dr. Drerup diz que na marca de 48 horas, você está lidando com “privação extrema de sono”.

O corpo começa a compensar desligando para “microsleeps” – rajadas de descanso de 3 a 15 segundos – durante as quais seu cérebro desliga, diz Drerup. Seus olhos não necessariamente fecham e você pode não estar conscientemente ciente do que está acontecendo, mas seu cérebro fica offline por alguns segundos.

As ondas cerebrais medidas por eletroencefalograma sugerem que durante o microsono existem diferenças e semelhanças com os quatro estágios do sono , de acordo com a pesquisa .

Após dois dias sem dormir, você pode contar com aumento da irritabilidade, ansiedade, memória nebulosa e pensamento prejudicado, diz Hussam Al-Sharif, MD , pneumologista e especialista em medicina do sono da Clínica Mayo em Eau Claire, Wisconsin.

Algumas pessoas podem até ter alucinações – vendo ou ouvindo coisas que não estão realmente lá. “Algumas pessoas se sentem deprimidas e outras podem ficar eufóricas”, acrescenta o Dr. Al-Sharif.

Pesquisas sugerem que o sistema imunológico também é afetado. Em um estudo com 16 voluntários que tiveram que renunciar ao sono por 72 horas, os pesquisadores descobriram que as células NK – ou células assassinas naturais – diminuíram 37% após 48 horas de vigília. As células NK desempenham um papel fundamental na luta contra os vírus e a formação de tumores.

Às 72 horas: grandes déficits cognitivos e alucinações

Espere déficits significativos na concentração, motivação, percepção e outros processos mentais superiores após muitas horas sem dormir, diz Cralle.

Um estudo publicado na Comprehensive Psychiatry estudou 12 astronautas que foram designados para isolamento por 72 horas ou privação de sono por 72 horas. O grupo que teve que ficar acordado por três dias teve batimentos cardíacos aumentados, humor negativo mais alto e emoções positivas mais baixas, em comparação com o grupo que teve que viver em solidão por três dias.

Você vai se sentir muito infeliz e disfuncional com tanta privação de sono, diz Cline. “O cérebro está lutando contra o desejo de desligar, e isso vai criar um estado emocional realmente frágil.”

Os microsonos também aumentam em duração e frequência.

Cline diz que essa é uma resposta protetora do corpo – mas esses momentos fugazes de descanso involuntário são incrivelmente arriscados, especialmente se você estiver ao volante, operando equipamentos pesados ​​ou responsável por decisões de fazer ou quebrar no trabalho.

É também quando a mente está madura para alucinações, delírios e paranóia, diz Al-Sharif.

Fonte: https://www.everydayhealth.com/conditions/what-happens-when-you-dont-sleep-days/
Por Mikel Theobald e Carmen Chai
Revisado clinicamente por Chester Wu, MD

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