O vício em comida é real?

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O vício alimentar continua sendo um tema controverso na comunidade científica. O conceito é impulsionado em parte pelas preocupações em torno das taxas crescentes de obesidade nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Nesta característica da Nutrição Honesta, explicamos o que a ciência diz e abordamos a questão: O vício alimentar é real?

O vício alimentar é um conceito que os pesquisadores utilizam para descrever hábitos alimentares compulsivos em humanos, que podem se assemelhar a comportamentos semelhantes ao vício.

As pesquisas indicam que alguns indivíduos podem ser mais propensos que outros a experimentar o vício a alimentos palatáveis – ou seja, alimentos com alto teor de gordura e açúcar.

Outros estudos sugerem que aqueles que podem experimentar o vício alimentar apresentam comportamentos de “procura”, bem como outros sintomas e desejos semelhantes àqueles que as pessoas normalmente experimentam como parte de um distúrbio de uso de substâncias.

Não existe uma definição clínica universalmente aceita de “vício alimentar” e o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5) não a enumera como uma condição. Entretanto, os pesquisadores identificaram alguns comportamentos associados a este conceito. Estes incluem:

  • comer compulsivamente em excesso, mesmo na ausência de fome
  • desejos por alimentos ricos em gordura e açucarados
  • dificuldade em controlar a ingestão de alimentos
  • padrões alimentares desordenados e desordenados

O que sabemos sobre o vício alimentar?

Publicações de 2009, 2011, 2016, 2018 e 2019, entre outras, destacaram que alimentos palatáveis – ou mesmo alimentos em geral – estimulam as mesmas partes do cérebro e compartilham as mesmas atividades neuronais que as substâncias ilícitas.

O hipocampo, o caudato e a ínsula são três regiões cerebrais que os pesquisadores identificaram como estando implicadas nesta relação.

Por exemplo, alimentos e substâncias ilícitas resultam ambos na liberação dos hormônios, tais como dopamina, e opióides endógenos que o corpo produz naturalmente.

Estes hormônios fazem parte do “sistema de recompensa” – ou o circuito mesolímbico – no cérebro, que é responsável pela motivação, vontade, desejo e anseios.

Alguns estudos até sugerem que é a antecipação dos alimentos e não o consumo em si que pode desencadear o vício alimentar – um comportamento de “busca” que as pessoas com transtorno de uso de substâncias freqüentemente exibem.

Em teoria, é possível explicar este comportamento através do fenômeno da sensibilização por incentivos, que postula que é possível que uma pessoa queira algo mesmo que não goste, desde que estimule os centros de prazer em seu cérebro.

Por exemplo, as pessoas podem desejar uma bebida açucarada porque ela as faz sentir-se bem devido à liberação de dopamina, ao invés de gostar genuinamente de beber essa bebida.

Embora o DSM-5 não liste o vício alimentar como uma condição, os pesquisadores se referiram tanto ao DSM-4 como ao DSM-5, assim como à Escala de Vício Alimentar de Yale (YFAS), ao estudar este fenômeno.

Na verdade, os pesquisadores desenvolveram a YFAS com base nas informações do DSM-4 sobre os sintomas e comportamentos associados aos distúrbios de uso de substâncias. A YFAS contém 25 perguntas auto-relatadas que podem ajudar a identificar o vício alimentar.

O conceito de vício alimentar despertou muito interesse na comunidade científica, com alguns propondo-o como um potencial contribuinte subjacente para a obesidade e outros vendo-o como um sintoma de ter excesso de peso corporal.

Qualquer que seja a forma como esta associação possa estar, uma revisão de 2017 da Fonte Confiável cita evidências de que os comportamentos ligados ao vício alimentar ocorrem em níveis notavelmente mais altos em pessoas que procuram cirurgias bariátricas ou de perda de peso.

Por que este conceito é controverso?

Apesar das pesquisas existentes, o vício alimentar continua sendo um tema controverso na comunidade científica devido às evidências inconclusivas de numerosos estudos.

Aqui estão algumas das controvérsias relacionadas:

1. O cérebro sobre alimentos versus drogas: Uma distinção crucial

Muitos estudos que argumentam que o vício alimentar é um fenômeno real concentram-se nas semelhanças entre os anseios por alimentos e os anseios por drogas ilícitas.

Entretanto, o conceito de vício alimentar levanta a importante questão: Se os alimentos podem se tornar viciantes, eles são ruins para nós?

Embora tanto os alimentos quanto as drogas estimulem o sistema de recompensa e o centro do prazer no cérebro, os alimentos não exercem o mesmo efeito farmacológico que as drogas.

Além disso, as pessoas consomem alimentos muito regularmente e em combinações complexas. Isto dificulta a quantificação e esbate a linha entre o uso e o mau uso.

2. Qual nutriente é a droga?

Não só é difícil classificar o mau uso dos alimentos, mas os pesquisadores ainda não determinaram qual nutriente ou combinação de nutrientes causa o vício alimentar.

Estudos em ratos identificaram que uma dieta rica em gordura e açúcar – como muitos alimentos processados – pode induzir a comportamentos semelhantes aos de dependência.

Alguns acreditam que a presença de açúcar no intestino pode ser o nutriente causador, mas isso ainda não foi comprovado.

Estudos mais rigorosos e de longo prazo em humanos são necessários para identificar quaisquer nutrientes problemáticos.

3. Obesidade, alimentos palatáveis e dependência de alimentos

Alguns estudos sugerem que o vício alimentar é uma causa plausível de obesidade, e o modelo do vício alimentar enfatiza até mesmo o excesso de peso ou ter a obesidade como um dos critérios clínicos.

Alguns pesquisadores também associaram o vício alimentar a certos transtornos alimentares, particularmente o transtorno alimentar binge (BED).

Entretanto, uma revisão destacou que um número substancial de indivíduos com BED não tem obesidade e que a maioria das pessoas com obesidade não experimenta desordem alimentar ou sintomas de dependência alimentar.

Isto traz em questão a capacidade da YFAS de diagnosticar o vício alimentar, e alguns pesquisadores sugerem que esta escala simplesmente identifica os distúrbios alimentares e não um vício.

Além disso, a palatabilidade não é necessariamente um fator de sobreconsumo e obesidade, pois uma revisão da Fonte Confiável relatou que mesmo um alimento não palatável – ou seja, que não seja rico em gordura ou açúcar – pode se tornar objeto de desejos por alimentos.

4. A dieta iô-iô como causa do vício alimentar?

Muitas estratégias de perda de peso têm baixas taxas de sucesso, e as dietas populares para perda de peso podem ser bastante restritivas.

Embora a privação nutricional não seja necessária Fonte Confiável para causar anseios e consumo excessivo de alimentos, a mudança entre várias dietas e a restrição regular de alimentos pode causar comportamentos de dependência alimentar.

Como desistir de comportamentos alimentares indesejados

Independentemente de uma pessoa ter um vício alimentar ou distúrbio alimentar ou simplesmente desejar melhorar sua ingestão de alimentos nutritivos, ela pode desejar desistir de comportamentos alimentares indesejados.

Procure ajuda

Qualquer pessoa que suspeite ter um distúrbio alimentar ou vício alimentar pode contatar a linha de ajuda da National Eating Disorders Association (NEDA) pelo telefone 800-931-2237. A NEDA está disponível entre 11h e 21h ET de segunda a quinta-feira e entre 11h e 17h ET na sexta-feira.

As pessoas que procuram ajuda com sua ingestão nutricional podem procurar a orientação de um dietista registrado. Além da terapia apropriada, o aconselhamento nutricional pode ajudar as pessoas a administrar sua saúde.

Modificar o ambiente

As sugestões ambientais, que incluem a visão, o cheiro e até mesmo a aparência dos alimentos, podem desencadear desejos por alimentos.

Os indivíduos podem ajustar seu ambiente sem criar restrições:

  • porcionar quantidades adequadas de alimentos para as refeições, e depois armazenar o restante longe e fora da vista
  • sentar-se longe das mesas de buffet e refrescar a experiência gastronômica para focar os aspectos sociais do envolvimento humano e da conversa, em vez dos alimentos disponíveis
  • colocar alimentos nutritivos em locais visíveis para servir como lembretes e estímulo para uma alimentação saudável – por exemplo, colocar frutas em uma tigela ou prato no balcão da cozinha
  • aumentar a ingestão de alimentos inteiros e vegetais não amiláceos em vez de alimentos altamente processados, quando possível

Pequenas mudanças vão muito longe

É importante resistir ao impulso de experimentar dietas fadistas que prometem resultados rápidos em pouco tempo, pois a maioria das pessoas que morreram para perder peso recuperam a maior parte desse peso dentro de 5 anos.

Em vez disso, uma pessoa deve planejar mudanças graduais, mas sustentáveis, na dieta e no estilo de vida, incluindo exercícios regulares, para apoiar a boa saúde e o gerenciamento de doenças.

A obesidade é uma condição médica complexa com muitas causas potenciais, e as dietas de correção rápida não resolvem as questões subjacentes.

O resultado final

Alguns pesquisadores propõem o vício alimentar como potencial causa subjacente da obesidade nos EUA e o comparam com os comportamentos viciantes que as pessoas com abuso de substâncias freqüentemente apresentam.

Entretanto, continua sendo um tópico controverso, com estudos que fornecem resultados inconclusivos sobre se este fenômeno é real.

Estudos humanos mais rigorosos e de longo prazo são necessários para examinar os nutrientes ou padrões alimentares que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do vício alimentar.

Há também a necessidade de critérios clínicos bem definidos para facilitar a classificação adequada dos sintomas e o diagnóstico do vício alimentar.

Referências

Is food addiction real?
https://www.medicalnewstoday.com/articles/is-food-addiction-real
Escrito por Amber Charles, MSPH, RDN em 25 de junho de 2021 – Fato verificado por Jessica Beake, Ph.D.

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