Tomar um multivitamínico diário pode ajudar a prevenir a demência

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Pílulas vitaminas

Existem benefícios em tomar um multivitamínico ? Embora os suplementos diários vendidos sem receita sejam considerados seguros, muitas instituições de saúde e especialistas os consideram desnecessários, a menos que uma pessoa tenha sido diagnosticada com deficiência de vitamina .

Apesar disso, as vitaminas são bastante populares – estima-se que cerca de 1 em cada 3 americanos tome suplementos, e o multivitamínico clássico de uma vez ao dia representa cerca de 40% de todas as vendas de vitaminas, de acordo com a Penn Medicine .

Para aqueles dedicados às suas vitaminas diárias, uma boa notícia: tomar um multivitamínico foi associado à manutenção da saúde cognitiva em adultos mais velhos, de acordo com descobertas publicadas em 14 de setembro no Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association .

Espera-se que o número de pessoas com demência dobre até 2050

A demência é a perda do funcionamento cognitivo, que inclui coisas como a capacidade de pensar, lembrar e raciocinar, a ponto de interferir na vida diária de uma pessoa, de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento .

Os tipos de demência incluem doença de Alzheimer, demência de corpos de Lewy , demência vascular e doença de Parkinson, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC ). 

Há uma necessidade urgente de intervenções seguras e acessíveis para proteger a cognição contra o declínio em adultos mais velhos, diz a co-autora Laura D. Baker, PhD , professora de gerontologia e medicina geriátrica  na Wake Forest University School of Medicine em Winston Salem, Carolina do Norte.

Pesquisas recentes sugerem que a incidência real de casos de demência em todo o mundo continuará a aumentar como resultado de pessoas vivendo mais, juntamente com fatores de risco que incluem tabagismo, obesidade e açúcar elevado no sangue . Um estudo publicado em janeiro de 2022 no The Lancet projetou que o número de adultos vivendo com alguma forma de demência nos Estados Unidos dobrará até 2050, passando de 5,2 milhões de pessoas para 10,5 milhões.

Pesquisadores ‘chocados’ com descobertas

O estudo foi realizado em colaboração com o Brigham and Women’s Hospital como parte do estudo COSMOS  (Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study), um estudo projetado para examinar os benefícios potenciais na prevenção de doenças cardíacas , câncer, acidente vascular cerebral e outros resultados de saúde.

Os pesquisadores randomizaram 21.442 homens e mulheres de todos os Estados Unidos. Os incluídos no estudo tinham mais de 65 anos (a idade média foi de 73), 60% mulheres e 89% brancos.

Os participantes foram colocados em um dos quatro grupos em um teste “dois por dois”; em um estudo, as pessoas que tomaram um extrato diário de cacau (contendo 500 miligramas por dia de flavonóides) foram comparadas com aquelas que tomaram um comprimido de placebo e, no segundo estudo, as pessoas que tomaram um suplemento multivitamínico-mineral diário sem receita médica foram comparado com um grupo que tomou um suplemento de placebo.

Um teste cognitivo foi realizado por telefone para estabelecer uma linha de base e, em seguida, repetido anualmente ao longo dos três anos de acompanhamento. O teste incluiu uma lista de palavras e recordação de histórias, fluência verbal, ordenação de dígitos e outras ferramentas para medir a memória, bem como a velocidade e precisão do processamento cognitivo.

Os pesquisadores entraram no teste esperando que o grupo que tomasse o extrato de cacau colhesse os maiores benefícios cognitivos. Isso porque o extrato de cacau é rico em compostos chamados flavonóides ( chocolate amargo contém flavonóides) e pesquisas anteriores sugerem que esses compostos podem impactar positivamente a cognição, de acordo com Baker. “Há também dados preliminares que mostram que os flavonóides do cacau eram muito benéficos para a saúde cardiovascular”, diz ela.

Pensa-se que os flavonóides funcionam melhorando potencialmente o fluxo sanguíneo para o cérebro e reduzindo a inflamação. “Sempre que você pode melhorar a saúde cardiovascular, você melhora a cognição – eles estão intimamente ligados”, diz Baker.

No entanto, no final do estudo, os resultados mostraram que aqueles que tomaram o extrato de cacau contendo flavonóides não apresentaram melhorias cognitivas em comparação com o grupo placebo.

“Isso não era o que esperávamos – ficamos meio chocados que não havia nenhum benefício”, diz Baker.

Igualmente surpreendente, os pesquisadores descobriram que tomar um suplemento multivitamínico-mineral diário resultou em melhora cognitiva estatisticamente significativa. Eles estimaram que três anos tomando um multivitamínico traduziam aproximadamente uma redução de 60% no declínio cognitivo – cerca de 1,8 anos.

Várias vitaminas e minerais são necessários para apoiar a função cerebral

Esta é a primeira evidência de benefício cognitivo em um grande estudo de longo prazo de suplementação multivitamínica em adultos mais velhos, uma descoberta que também foi um tanto inesperada, diz Baker. Estudos anteriores que analisaram a cognição e as multivitaminas mostraram resultados mistos, acrescenta ela. 

Vários micronutrientes e minerais são necessários para apoiar a função normal do corpo e do cérebro, e deficiências em adultos mais velhos podem aumentar o risco de declínio cognitivo e demência, e é aí que o multivitamínico pode fornecer algum nível de proteção, diz Baker.

Existe alguma vitamina ou mineral específico que seja especialmente benéfico para o cérebro? Isso não é conhecido, diz Baker. Se mais pesquisas confirmarem que as vitaminas realmente ajudam na cognição, pode ser que não seja uma vitamina ou mineral específico, mas sim um efeito sinérgico de dois ou mais componentes do multivitamínico que esteja fornecendo os benefícios, diz ela. “Ainda temos trabalho a fazer para entender melhor por que o multivitamínico pode beneficiar a cognição em adultos mais velhos”.

Os benefícios cognitivos no grupo que tomava uma vitamina diária foram relativamente mais pronunciados em participantes com doença cardiovascular significativa, um fator que os autores consideraram notável porque esses indivíduos já apresentam risco aumentado de comprometimento cognitivo e declínio.

Mais pesquisas são necessárias antes de recomendar uma vitamina diária para preservar a cognição

“É muito cedo para recomendar a suplementação diária de multivitamínicos para prevenir o declínio cognitivo. Se vamos fazer uma recomendação forte sobre vitaminas e cognição, temos que ter certeza de que será bom para todos, e ainda não sabemos disso”, diz Baker. Embora essas descobertas preliminares sejam promissoras, pesquisas adicionais são necessárias em um grupo maior e mais diversificado de pessoas, acrescenta ela.

“Dito isso, as pessoas são livres para fazer o que quiserem – geralmente é seguro tomar um multivitamínico”, diz Baker. A maioria dos fabricantes de vitaminas acompanha a ciência mais recente sobre as quantidades recomendadas de diferentes vitaminas e minerais e ajusta suas formulações de acordo, diz ela.

Uma boa nutrição é essencial para a saúde do cérebro

Embora ainda haja mais a ser aprendido sobre suplementos vitamínicos e saúde cerebral, sabemos que mesmo pequenos declínios em nossas deficiências de vitaminas e micronutrientes podem ter consequências para o cérebro, diz Baker. “Infelizmente, nos EUA, tendemos a comer alimentos ricos em gorduras saturadas e muitos carboidratos e muitas vezes não comemos o suficiente de alimentos ricos em nutrientes”, diz ela.

A Cleveland Clinic oferece as seguintes dicas nutricionais para manter um cérebro saudável:

  • Faça uma dieta de estilo mediterrâneo, que use azeite de oliva como óleo primário e enfatize a ingestão de frutas, vegetais, legumes, nozes e sementes, quantidades moderadas de peixe e laticínios e quantidades limitadas de carnes vermelhas e processadas e açúcar.
  • Limite a carne vermelha.
  • Coma peixes ricos em ômega-3, como salmão, bacalhau, arinca, atum ou linguado. Nozes, linhaça e soja também são boas fontes de gorduras saudáveis.
  • Coma muitos frutos e vegetais. Dados de um relatório do CDC (PDF) publicado em janeiro de 2022 descobriram que apenas cerca de 1 em cada 8 adultos consome as 1,5 a 2 xícaras de frutas recomendadas por dia, e apenas 1 em 10 come as 2 a 3 xícaras recomendadas de vegetais por dia, incluindo leguminosas.

Fonte: https://www.everydayhealth.com/dementia/taking-a-daily-multivitamin-may-help-prevent-dementia/
Por Becky Upham

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