Cuidando da pele

O que você precisa agora, na era COVID-19, é de um plano pandêmico de autocuidado da pele. Simplificando, é se comprometer e seguir uma rotina que beneficiará a saúde do maior órgão de seu corpo (que é sua pele, observa Berkeley Wellness) e de bônus beneficiar seu bem-estar psicológico.

“Cuidar da minha pele é um dos primeiros passos na minha rotina de autocuidado”, diz Erum Ilyas, MD, um dermatologista certificado pela diretoria da Montgomery Dermatology em King of Prussia, Pennsylvania.

Sim, ela é dermatologista, então naturalmente ela é focada na pele, mas há uma boa razão para a atenção dérmica. “A realidade é que nossa pele, de tantas maneiras, é uma ‘luz de controle’ para nossa saúde interna. Quando a pele parece e se sente bem, tendemos a nos sentir melhor em relação a nós mesmos”, diz ela.

Aqui estão cinco razões poderosas para isso.

1. Uma rotina de cuidados com a pele proporciona estabilidade em seu dia e beneficia sua saúde mental

“Uma das coisas maiores que estamos experimentando agora é a transição de estar fora e prestes a voltar para casa o tempo todo”. O que acontece durante essa mudança é que você perde a estrutura e a rotina do seu dia. Essas rotinas incluem hábitos alimentares saudáveis, exercícios, diário e cuidados com a pele”, diz Matt Traube, psicoterapeuta clínico licenciado e psicodermatologista em Santa Bárbara, Califórnia. Essas rotinas são críticas para sua saúde em geral, tanto no corpo quanto na mente”. Em um estudo publicado em junho de 2018 na Lancet Psychiatry, os pesquisadores descobriram que as pessoas que têm rotinas menos consistentes ao longo das partes ativas de seu dia eram mais propensas a sofrer de grandes desordens depressivas e bipolares, problemas de humor, solidão e menos felicidade.

Essas rotinas se sentem bem e atuam como uma força reconfortante em sua vida, proporcionando uma âncora para seu dia e servindo como um ponto de estabilidade em sua semana, diz Traube. Em uma pequena escala, você pode até sentir que conseguiu algo. “Eu acho que especialmente agora, por causa da COVID-19, é de vital importância manter algumas rotinas durante a semana, caso contrário, um dia começa a se misturar no outro. Agora, em particular, é um momento fantástico para colher o benefício destes hábitos”, diz ele.

O foco em fazer algo agradável para você mesmo te ajuda a ter menos preocupações

Você pode descobrir que certos momentos do dia podem desencadear pensamentos intrusivos, mas você pode quebrar os pensamentos negativos com autocuidado. “Os pacientes que sofrem de ansiedade e depressão frequentemente relatam que sua condição é exacerbada 30 minutos a uma hora antes de dormir. Isto é quando eles têm mais tempo ocioso, o que aumenta a preocupação de muitas pessoas”, diz Traube. É quando você está envolvido em uma atividade, incluindo lavar, tonificar e hidratar o rosto, que você pode se concentrar no que está fazendo. (Isto vale para qualquer atividade que o mantenha ocupado, como trabalhar em um novo projeto, cozinhar um jantar ou passear seu cão pelo bairro).

O ato de cuidar de sua pele proporciona adicionalmente uma oportunidade para a atenção. O cuidado é quando você está em casa com as sensações que está experimentando no momento presente sem julgar (a sensação reconfortante da água morna, por exemplo). Esta prática tem demonstrado amortecer a depressão e a ansiedade, parando a preocupação e a ruminação, segundo um estudo sobre mais de 1.100 adultos publicado em março de 2019 em Frontiers in Psychology. “Ao se envolver nesta atividade por alguns minutos, você pode ajudar seu cérebro a se desprender de padrões de pensamento menos saudáveis e em espiral”, diz Traube.

3. Cuida da pele regularmente aciona uma série de reações químicas em seu cérebro para aumentar seu humor

Crie uma rotina que você se sinta bem e inclua produtos que você gosta de usar. Por exemplo, não subestime o impacto de massajar suavemente a pele com uma toalha de rosto morna para limpar, demorando mais tempo para suavizar um hidratante sedoso em seu rosto, ou aplicando uma máscara. Você pode até transformar isto em um evento noturno como Melanie Moreno, chefe de estética do Mario Tricoci em Chicago, faz: “Cuidar da minha pele durante a quarentena definitivamente me deu algo pelo qual ansiar. Meu parceiro e eu gostamos de preparar o clima quando cuidamos do rosto em casa, acendendo algumas velas, tomando um copo de vinho e tocando algumas músicas relaxantes enquanto deixamos nossa máscara descansar”, diz ela.

A experiência de um tratamento facial ou tratamento em casa é certamente reconfortante, mas você também obtém muita satisfação apenas se preparando para isso. “A antecipação de eventos felizes libera neurotransmissores de sensação no cérebro”, diz Traube. A expectativa de eventos positivos também demonstrou ativar uma determinada área do córtex pré-frontal, uma região cerebral associada a uma sensação de bem-estar, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2018 em Frontiers in Psychology.

Esta é uma das razões pelas quais os banhos são tão intrinsecamente calmantes. “O relaxamento físico envia ao seu cérebro a mensagem de que é hora de estar calmo, reduzindo a resposta ao estresse”, diz Traube.

4. Os cuidados com a pele proporcionam uma chance de se unir a pessoas queridas – e isso é um benefício para a saúde mental

Moreno e seu parceiro estão em algo com sua rotina de máscaras. Em geral, passar esse tempo concentrado com pessoas queridas em busca de passatempos e atividades agradáveis está ligado a maiores níveis de felicidade, segundo um estudo publicado em maio de 2018 na revista Psychological Science. Em uma época em que pode parecer que você está muito próximo para se sentir confortável com os outros membros de sua casa, você pode esculpir juntos um tempo significativo que reforçará seu sentimento de satisfação pessoal e de vínculo familiar.

A Dra. Ilyas também já viu isso acontecer em sua vida. “Um passo chave para este processo ultimamente para mim é compartilhar esta rotina com meus filhos adolescentes”, diz ela. “Acho que neste momento, com menos interação social direta, passar meu tempo de autocuidado com meus filhos é muito mais eficaz para atingir o objetivo final do autocuidado – um equilíbrio entre o bem-estar físico e mental”, diz ela.

Você pode fazer disto uma experiência divertida para todos também. Não há necessidade de comprar um kit de novos produtos. Em vez disso, concentre-se naqueles que você já tem em casa e que ama”. Ou, você pode caçar alguns ingredientes benéficos para pele em sua despensa para uma máscara de bricolagem, como óleo de coco, purê de abacate ou uma compressa de leite e transformar isto em um evento divertido, de união.

5. Cuidar de sua pele é um ato de bondade que envia uma mensagem poderosa

Neste momento, o mundo é um lugar estressante. Por isso, pode ser tentador ver televisão tarde da noite e depois rolar na cama sem conseguir dormir mesmo estando muito cansado. Mas e se, ao invés disso, você se concentrasse em cuidar de si mesmo desta pequena maneira. Ao gastar mais cinco minutos para tratar sua pele, você está enviando uma mensagem: “Eu valho a pena”, diz Traube. Isto é parecido com a vantagem que você pode obter ao passar uma camada de rímel pela manhã, aplicar cor em suas bochechas para fazê-las estalar, ou suavizar aquele hidratante colorido que faz sua pele brilhar.

O que pode ser um dos passos mais impactantes é encontrar um hidratante que você realmente ama. (Algumas coisas a considerar: Você se sente bem em sua pele? Tem um cheiro agradável? Sua pele se sente bem depois?) “A hidratação serve para melhorar a aparência geral e a aparência da pele, enquanto também restaura e mantém a função da pele como uma barreira para o meio ambiente. Ele também ajuda a melhorar a circulação da pele, o que pode ajudar a melhorar sua sensação geral de bem-estar”, diz Ilyas.

Por que o autocuidado é tão importante agora

Há inúmeras maneiras de praticar o autocuidado, mas concentrar seus esforços na melhoria da saúde da pele também compensa sua saúde mental e emocional – e isso é fundamental no tempo da COVID-19. “Eu acho que há uma correlação direta entre minha rotina de cuidados com a pele e meu humor”, diz Moreno. “Tomar o tempo necessário para nutrir minha pele afeta minha mente e meu corpo. Isso aumenta minha confiança e me dá uma sensação de controle sobre como meu dia vai correr”.

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