Muitos tipos de atividades de lazer podem diminuir o risco de morte para idosos

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Idosa dançando

Idosos que participam semanalmente de diversos tipos de atividades de lazer, como caminhada, corrida, natação ou tênis, podem ter um risco menor de morte por qualquer causa, bem como morte por doenças cardiovasculares e câncer, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores do National Cancer Institute, parte do National Institutes of Health.

As descobertas sugerem que é importante que os idosos se envolvam em atividades de lazer que eles gostem e possam sustentar, porque muitos tipos dessas atividades podem diminuir o risco de morte, escreveram os autores.

As descobertas aparecem em 24 de agosto no JAMA Network Open .

Usando dados de 272.550 adultos com idades entre 59 e 82 anos que preencheram questionários sobre suas atividades de lazer como parte do NIH-AARP Diet and Health Study, os pesquisadores analisaram se a participação em quantidades equivalentes de sete exercícios e atividades recreativas diferentes — incluindo corrida, ciclismo, natação, outros exercícios aeróbicos , esportes de raquete, golfe e caminhada para exercícios — foram associados a um menor risco de morte.

Os pesquisadores descobriram que atingir a quantidade recomendada de atividade física por semana por meio de qualquer combinação dessas atividades estava associada a um risco 13% menor de morte por qualquer causa em comparação com a não participação nessas atividades. Quando eles analisaram o papel de cada atividade individualmente, praticar esportes com raquete foi associado a uma redução de 16% no risco e correr com uma redução de 15%. No entanto, todas as atividades investigadas foram igualmente associadas a menores riscos de morte.

A segunda edição das Diretrizes de Atividade Física para Americanos recomenda que os adultos se envolvam em 2,5 a 5 horas de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou 1,25 a 2,5 horas de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, a cada semana.

Os níveis de atividade dos indivíduos mais ativos (aqueles que excederam os níveis recomendados de atividade física) foram associados a reduções ainda maiores no risco de morte, mas houve retornos decrescentes à medida que os níveis de atividade aumentaram. Mesmo as pessoas que fizeram alguma atividade recreativa, embora em quantidade inferior à recomendada, tiveram uma redução de 5% no risco de morte do que aquelas que não participaram de nenhuma das atividades estudadas.

Essas atividades também foram associadas a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares e câncer . A prática de esportes com raquete foi associada à maior redução no risco de mortes cardiovasculares (redução de 27%), enquanto a corrida foi associada à maior redução no risco de mortes por câncer (redução de 19%).

Fonte: https://medicalxpress.com/news/2022-08-leisure-death-older-adults.html
Associações de tipos de atividade física no lazer e riscos de mortalidade por todas as causas, cardiovasculares e por câncer entre idosos, JAMA Network Open (2022). DOI: 10.1001/jamannetworkopen.2022.28510

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