As uvas são uma das frutas mais populares do mundo devido ao seu sabor, textura, sabor, variedade e facilidade de transporte. Esta fruta popular e deliciosa também é embalada com muitos nutrientes importantes.

Além do fruto da uva, as sementes também são benéficas para a saúde, pois ajudam a reduzir o inchaço e prevenir doenças oculares causadas por diabetes. Extrato de semente de uva tem um alto teor antioxidante. A atividade antioxidante de uma cápsula de 20 mg de extrato de semente de uva foi quase 10 a 20 vezes maior do que 1 g de tomatemamãobanana e manga. Assim, o consumo de uvas é uma maneira econômica de comer saudável, especialmente quando o custo dos suplementos dietéticos é alto.

As uvas são uma grande fonte de fitonutrientes, principalmente fenóis e polifenóis, e contêm outras vitaminas importantes, como as vitaminas K, A, C e B6. As uvas também são ricos em tiamina, riboflavina, niacina e folato e
contêm minerais como potássio, cálciomagnésio, fósforo e sódio. As uvas têm um alto teor de água que ajuda a manter o corpo hidratado e também contêm fibra dietética, carboidratos saudáveis, antioxidantes e uma quantidade moderada de proteína. Os flavonoides, como miricetina e quercetina, nas uvas ajudam a reduzir os danos causados ​​pelos radicais livres e a retardar o envelhecimento. Devido ao seu alto teor de nutrientes, as uvas também desempenham um papel importante na garantia de uma vida saudável e ativa.

Quais são os Benefícios da Uva Para a Saúde?

Os benefícios da uva para a saúde incluem sua capacidade de proporcionar alívio da constipação, indigestão, fadiga, distúrbios renais, degeneração macular e prevenção de catarata.

Uvas secas ou passas são extremamente nutritivas e podem ajudar a aliviar muitos distúrbios, incluindo constipação, acidose, anemiafebre e disfunção sexual. As passas também podem ajudar as pessoas a ganhar peso rapidamente e a proteger a saúde e a integridade funcional de seus olhos.

A seguir, confira quais são os benefícios da uva à saúde:

Previne doenças cardíacas

As uvas aumentam os níveis de óxido nítrico no sangue, o que evita coágulos sanguíneos. Portanto, as uvas são uma maneira eficaz de reduzir as chances de ataques cardíacos. Um consumo leve a moderado de vinho, especialmente vinho tinto, reduz o risco cardiovascular, cerebrovascular e vascular periférico. Este benefício do vinho tem sido atribuído a ambos os seus componentes: o alcoólico e, mais importante, a porção sem álcool contendo antioxidantes, derivados de uvas. Os antioxidantes presentes nas uvas impedem a oxidação do LDL (mau) colesterol , que bloqueia os vasos sanguíneos e é o principal contribuinte para várias condições coronárias.

As uvas também têm um alto número de flavonoides, que dão às uvas sua cor, além de serem poderosos antioxidantes. Os dois principais tipos de antioxidantes nas uvas são o resveratrol e a quercetina, e esses dois compostos anulam os efeitos dos radicais livres que ameaçam o corpo e estimulam os efeitos nocivos do colesterol LDL nas artérias. Além disso, esses dois flavonoides antioxidantes atuam como uma equipe de limpeza para reduzir o acúmulo de plaquetas e filtrar as toxinas do sangue.

Alivia a constipação

As uvas são muito eficazes para superar e eliminar a constipação . Eles são classificados como alimentos laxativos porque contêm ácido orgânico, açúcar e celulose. Eles também aliviam a constipação crônica, tonificando os músculos intestinais e o estômago. As uvas são ricas em fibras insolúveis, o que significa que elas permanecem intactas enquanto se movem pelo trato digestivo. Fibra acumula o volume, que promove a formação e excreção de fezes saudáveis. No entanto, se você sofre de fezes soltas ou diarreia, as uvas não devem ser consumidas como forma de regular o sistema. A fibra insolúvel não absorve água para secar as fezes soltas, e as uvas não têm um alto nível de fibra solúvel.

Ajuda com a asma

Devido ao seu valor terapêutico bem conhecido, as uvas podem ser usadas como uma cura para a asma. Além disso, o poder hidratante das uvas também é alto, o que aumenta a umidade presente nos pulmões e reduz os eventos asmáticos.

Gerencia o diabetes

Algumas frutas são excelentes para a redução do risco de diabetes tipo 2 em adultos. Pessoas que consomem uvas, dentre outras frutas, correm menos risco de desenvolverem diabetes.

Reduz cataratas

Os flavonoides presentes nas uvas possuem antioxidantes, que podem reduzir e combater os danos causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres levam ao desenvolvimento de cataratas e vários problemas relacionados à idade. Isso está de certa forma ligado à degeneração macular, como geralmente ocorre na mesma época da vida. Felizmente, os antioxidantes também têm certas qualidades anti-envelhecimento, que não só o ajudam a parecer mais jovem, mas também se sentem mais jovens, evitando as condições relacionadas à idade, como a catarata.

Fortalece os ossos

As uvas são uma fonte maravilhosa de micronutrientes como cobre, ferro e manganês, todos importantes na formação e resistência dos ossos.  A adição regular de uvas à sua dieta pode prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à idade, como a osteoporose. O manganês é um elemento extremamente importante no organismo, que ajuda no metabolismo de proteínas, na formação de colágeno e no funcionamento do sistema nervoso. 

Alivia a enxaqueca

Suco de uva maduro é um importante remédio caseiro para curar enxaquecas. Deve ser bebido no início da manhã, sem misturar água adicional. Ironicamente, beber vinho tinto é muitas vezes considerado uma causa de enxaqueca, mas o suco de uva e o extrato de semente de uva são considerados uma solução para o problema. Existem muitas causas de enxaqueca, incluindo desequilíbrios químicos, falta de sono, mudanças no clima ou deficiências nutricionais. O álcool geralmente causa enxaquecas, mas as uvas têm tantos antioxidantes que podem causar e curar a mesma doença.

Combate a indigestão

As uvas desempenham um papel importante na dispepsia. Eles aliviam o calor e curam a indigestão e a irritação no estômago. Eles também são preferidos a outros aparelhos digestivos porque são considerados “alimentos leves”.

Reduz a fadiga

Suco de uva clara e branca complementa o teor de ferro no corpo e evita a fadiga. Anemia é um problema real para muitas pessoas, e comer uvas pode ajudar a manter seus níveis de ferro e minerais equilibrados no corpo. A falta de ferro pode deixá-lo lento e afetar a eficiência de sua mente, já que o ferro é um mineral essencial que afeta várias funções corporais. No entanto, suco de uva escuro pode não dar um impulso de ferro e pode realmente diminuir os níveis de ferro. Beber suco de uva também fornece um aumento de energia quase instantâneo.

Cuida da saúde dos dentes

O vinho tinto e o extrato de semente de uva vermelha podem ajudar a prevenir cáries.

Reduz o risco de doença de Alzheimer

O resveratrol, um polifenol benéfico presente nas uvas, reduz os níveis de peptídeos beta-amilóide em pacientes com doença de Alzheimer. Estudos sugerem que as uvas podem melhorar a saúde do cérebro e retardar o aparecimento de doenças neurais degenerativas. O suco de uva pode até mesmo melhorar a função cerebral de pessoas idosas que já demonstraram comprometimento cognitivo leve. Outros estudos estão em andamento para determinar a interação exata entre os componentes da uva e os sistemas neurais. 

Aumenta a imunidade

Uvas vermelhas não são apenas embaladas com flavonoides e minerais, mas vitaminas também! Os altos níveis de vitamina Cvitamina K e vitamina A nas uvas dão um impulso saudável a muitos sistemas orgânicos, particularmente ao sistema imunológico. Isso significa menos chance de ter resfriados comuns, além de problemas de saúde mais sérios.

Combate distúrbios renais

O extrato de semente de uva é uma mistura polifenólica que exibe propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os distúrbios renais.  As uvas, com alto teor de água, podem reduzir substancialmente a acidez causada pelo ácido úrico, induzindo a micção. Eles também ajudam a eliminar o ácido úrico do sistema, reduzindo assim o estresse e a pressão nos rins. 

As uvas vermelhas têm um efeito muito purificador sobre o corpo, e os antioxidantes presentes neles beneficiam todos os sistemas do corpo de maneiras periféricas.

Equilibra os níveis de colesterol

As uvas contêm um composto chamado pterostilbene, que tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol de uma pessoa. O pterostilbeno está intimamente relacionado com o resveratrol, um antioxidante benéfico, e flavonoides corantes que também são encontrados nas uvas. Pesquisas iniciais mostraram que eles tiveram um grande impacto nos níveis de colesterol. Eles também são pensados ​​para ter poderes preventivos sobre o declínio cognitivo. Além disso, as saponinas presentes na casca das uvas podem impedir a absorção do colesterol ligando-se a elas.

Desempenha atividade antibacteriana

As uvas vermelhas têm fortes propriedades antibacterianas e antivirais que podem protegê-lo de infecções. A fruta contém fortes propriedades antivirais contra o poliovírus e o vírus herpes simplex. Estudos também mostraram que o suco de uva pode combater infecções bacterianas no intestino e em outros sistemas. 

Previne a degeneração macular

As uvas vermelhas podem prevenir a perda de visão relacionada com a idade e a degeneração macular. Uma dieta enriquecida com uva apoia a saúde dos olhos e pode prevenir doenças retinianas que ameaçam a visão.

Estudos mostraram que três porções de uvas por dia podem reduzir os riscos de degeneração macular em mais de 36%. Tanto a uva como o vinho podem contribuir para o controle da visão ao longo do tempo e, como em todos os sistemas de órgãos, a saúde e a suscetibilidade a doenças ou danos são diminuídas pelos antioxidantes presentes em cada uva.

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Uva: Conheça Seus Benefícios
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