8 Maneiras de dar à sua mente uma limpeza profunda

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Esvaziar a mente

Dar ao seu cérebro uma rápida reinicialização quando você se sente estressado ou preso pode ajudar a limpar o acúmulo de pensamentos em sua memória de trabalho e deixá-lo com um espaço de trabalho mental mais arrumado.

Pense em uma mesa de trabalho empilhada com pedaços e pedaços de diferentes projetos, memorandos e papéis importantes. Quando você precisar encontrar uma informação específica, esta bagunça pode tornar seu trabalho bastante difícil.

Da mesma forma, quando pensamentos desnecessários ou preocupantes se amontoam em seu cérebro, você pode acabar ciclando através dos mesmos dados mentais indesejados.

Uma busca infrutífera por uma memória ou outro pensamento importante pode deixá-lo com neblina e sobrecarregado. Mas não se preocupe – quando parece que sua mente não está funcionando tão bem quanto poderia, as oito dicas abaixo podem fazer o truque.

Praticar a prudência

Treinar-se para se tornar mais atento pode beneficiá-lo de várias maneiras.

Por um lado, pode ajudá-lo a permanecer presente e concentrado no que está acontecendo ao seu redor.

Estar presente significa, entre outras coisas, que você pode dar toda a atenção a seu colega de trabalho enquanto ele explica como realizar uma tarefa complicada, em vez de se deixar levar pelo caminho:

  • coisas que você precisa acrescentar à sua lista de afazeres
  • os ingredientes para o jantar que você precisa pegar mais tarde
  • a lista sempre em expansão de razões potenciais pelas quais sua data recente nunca lhe enviou uma mensagem de texto de volta

Aprender a direcionar conscientemente sua atenção para uma tarefa de cada vez pode ajudá-lo gentilmente a deixar de lado esses pensamentos de fundo. Eles ainda estão lá, mas estão descansando mais silenciosamente sob a superfície em vez de clamarem por sua atenção.

Isto ajuda a liberar largura de banda mental, tornando as experiências mais agradáveis e menos apressadas.

A meditação, particularmente a meditação consciente, pode ajudar a aumentar a consciência e aliviar o estresse, ensinando-o a sentar-se com pensamentos distrativos, reconhecê-los e deixá-los ir.

Mas mesmo que a meditação não funcione, você ainda pode usar a mente para aumentar sua consciência ao longo do dia.

Veja como:

  • Foco nas sensações. Use seus cinco sentidos para sintonizar totalmente com as experiências da vida diária, por mais mundanas que possam parecer. Esfregando o chuveiro? Preste atenção ao ritmo da esponja, ao aroma do limpador, à textura suave da banheira. Pedalando para o trabalho? Observe o vento no rosto, os diferentes odores em diferentes áreas que você passa, o aperto e afrouxamento de seus músculos ao pedalar.
  • Concentre-se em sua respiração. Se você começar a se sentir sobrecarregado, abrandar intencionalmente sua respiração pode ajudá-lo a se moer e voltar ao presente. Inspire lentamente, segure a respiração por alguns segundos e depois expire novamente. Repita 10 vezes.
  • Fique curioso. Abrir totalmente sua mente para o que você pode aprender com uma determinada situação pode ajudá-lo a manter sua concentração. Quando os sentimentos surgirem, pergunte-se o que os desencadeou e por quê. Se você se concentrar no mesmo pensamento perturbador, rastreie-o até a fonte para aprender mais sobre o que o causa.

Você provavelmente notará que seus pensamentos continuam a flutuar ocasionalmente. Isto é normal, portanto tente não se criticar por não estar atento o suficiente. Em vez disso, apenas retorne seus pensamentos ao que quer que você queira focalizar. Pode levar tempo para aprender esta habilidade, mas eventualmente sua mente se acostumará a ficar presente.

Escreva-o

Quando sua mente se enche de pensamentos estressantes, nem sempre é fácil ordenar através deles e determinar o que está causando mais aflição.

Se você já manteve um diário, talvez já saiba que colocar seus pensamentos por escrito muitas vezes torna mais fácil explorá-los.

A pesquisa apoia a ideia de que o diário pode ajudar a diminuir os pensamentos intrusivos e outras “desordens” mentais. Como resultado, a memória de trabalho e outras funções cognitivas podem operar mais suavemente e, ao mesmo tempo, aliviar potencialmente o estresse.

A capacidade de ler sobre seus pensamentos depois de escrevê-los pode fazer com que padrões ou problemas se destaquem. Depois de uma sessão de escrita livre, você pode até perceber que não estava tão consciente de algumas das preocupações que você anotou. Agora que elas entraram em sua consciência, você pode começar a abordá-las para um alívio duradouro.

Além disso, escrever seus sentimentos pode parecer quase como um ato simbólico. Quando você os coloca no papel, você os está transferindo para fora de sua mente, de certa forma.

Experimente estas dicas de jornalismo:

  • Seja consistente. Dedique pelo menos 15 minutos para escrever a cada dia. Dica: Tente escrever à noite como parte de seu ritual de pré-cama.
  • Vá com o fluxo. Escreva sobre qualquer coisa que lhe venha à mente. Em vez de riscar as coisas ou censurar-se, simplesmente deixe seus pensamentos fluir.
  • Mantenha-o por perto. Mantenha seu diário com você para acompanhar qualquer pensamento difícil ou recorrente durante o dia.
  • Leve tempo para refletir. Olhe para trás no que você escreveu e anote como as coisas mudaram ou permaneceram as mesmas ao longo do tempo. Use estas pistas para ajudar a explorar áreas para crescimento futuro.

Obtenha música

Muita gente gosta de ouvir música, mas a música oferece mais do que uma experiência auditiva agradável.

Ela pode:

  • ajudar a aliviar o estresse e melhorar o humor
  • melhorar a concentração e a memória
  • motivar a aprendizagem
  • promover a neuroplasticidade, ou a capacidade do cérebro de se adaptar

Se você ouve música regularmente, talvez já tenha notado que isso facilita manter sua atenção em seu trabalho e completá-lo com sucesso.

Talvez você até tenha algumas músicas de escolha que o ajudem a refrescar entre as tarefas e mudar seu foco, ou uma playlist que proporcione uma sensação de calma quando você se sente bombardeado por pensamentos ansiosos.

Você provavelmente não está imaginando esses efeitos, então continue escutando – a música tem muitos benefícios.

Dormir

Uma boa noite de sono pode refrescá-lo quando você se sente fisicamente cansado. O que você pode não saber, porém, é que dormir o suficiente também pode ajudar a proteger contra a fadiga mental e o sofrimento emocional.

O sono insuficiente ou deficiente pode interferir a Fonte Confiável em sua capacidade de resolver problemas e tomar decisões, e você pode achar mais difícil lembrar de informações importantes ou regular suas emoções.

Sentir-se cansado demais também pode levar à sobrecarga mental, dificultando o desapego de seus pensamentos confusos e a concentração no que você precisa fazer.

Para reiniciar seu cérebro para um desempenho ideal durante o dia, procure dormir entre 7 e 9 horas a cada noite.

Adormecer é muitas vezes mais fácil dizer do que fazer, particularmente quando a ansiedade e os pensamentos em looping correm um caminho interminável em seu cérebro. Se isso lhe parece familiar, verifique estas 17 dicas para um sono melhor.

Dê uma caminhada

Mudar seu ambiente e sair para passear oferece uma grande oportunidade para desanuviar a cabeça e se reorientar.

A melhoria da criatividade é apenas um dos benefícios de uma boa caminhada, sugere a pesquisa de 2014. Caminhar também ajuda a promover idéias que fluem mais livremente, assim uma caminhada diária regular pode ajudá-lo a “reiniciar” quando os mesmos pensamentos voltam a aparecer para distraí-lo.

O exercício durante 20 ou 30 minutos pode ajudar a melhorar a tomada de decisões e o tempo de reação imediatamente antes de uma tarefa cognitiva, mas caminhar também oferece benefícios a longo prazo.

Para melhorar a saúde geral do cérebro e reduzir o estresse, tente adicionar uma caminhada rápida, ou qualquer outro exercício, à sua rotina regular.

Mantenha seu espaço arrumado

Como os procrastinadores de todo o mundo sabem, uma intensa sessão de limpeza oferece a fuga perfeita de uma tarefa difícil ou desagradável. No entanto, pode haver mais nesta abordagem em particular do que simplesmente adiar seu trabalho.

Considere suas razões para a procrastinação. Talvez você se sinta preso ou inseguro sobre como começar.

Você pode não perceber, mas seu ambiente ao seu redor pode ter um grande impacto em seu ambiente mental. Quando seu cérebro se sente tão desorganizado quanto sua mesa, você pode ter dificuldade para se concentrar ou captar as idéias que está procurando. Como resultado, você acaba encontrando maneiras de se distrair de sua falta de produtividade.

Colocar sua área de trabalho novamente em ordem pode ajudá-lo a refrescar seu processo de pensamento, mas também pode levar muito tempo – não é bom quando você está em um prazo apertado. Em vez disso, tente fazer um esforço regular para manter a arrumação de seu espaço de trabalho para impulsionar a função cognitiva e melhorar o fluxo de trabalho.

Foco no desfocamento

Lutando para se concentrar? Às vezes, a melhor maneira de resolver este problema é simplesmente parar de tentar.

Pense nisso em termos de exercício físico. Seu corpo teria dificuldades para correr o dia inteiro sem uma pausa, certo? Bem, seu cérebro também precisa de tempo parado.

Deixar-se desfocalizar por um breve zoneamento ativa a rede de modo padrão em seu cérebro, dando-lhe uma chance de descansar. Assim como o sono beneficia você, este período de descanso beneficia seu cérebro. O desfocamento pode ajudar a promover a criatividade, aguçar os processos de pensamento e melhorar a memória e a aprendizagem.

Algumas formas fundamentais de desfocalizar:

  • tirar uma soneca
  • dar uma caminhada
  • devaneio (apenas certifique-se de que é o tipo útil de devaneio Fonte Confiável)
  • doodle

Fale sobre isso

Já se sentiu energizado e completamente renovado depois de uma longa conversa com alguém de sua confiança?

Muito provavelmente, isso não foi apenas um acaso. Expressar em voz alta sentimentos incômodos muitas vezes ajuda a aliviar qualquer tensão que eles tenham gerado. Quando os pensamentos pesam menos em sua mente, eles podem naturalmente sair de sua consciência imediata, deixando você se sentindo refrescado.

Discutir seus problemas pode ajudá-lo a expô-los de forma mais lógica, já que você tem que explicar o que o perturba de uma forma que os outros entendam. Isto freqüentemente lhe permite ter uma nova perspectiva da situação e chegar a soluções potenciais que você talvez não tenha considerado antes.

Conversar com a família e amigos pode ajudá-lo a começar a trabalhar através das frustrações e a limpar sua mente. Se você não conseguir sair da névoa mental por conta própria, no entanto, um profissional pode oferecer um pouco mais de apoio.

Um terapeuta pode lhe ajudar:

  • explorar as razões por trás das dificuldades de concentração
  • identificar e endereçar padrões de pensamentos de looping
  • aprender habilidades e técnicas para refrescar sua mente
  • tratar qualquer sintoma de saúde mental subjacente que esteja relacionado à desordem mental

O resultado final

Seu cérebro pode não ter realmente um botão de reinício, mas há muitas coisas que você pode fazer para reiniciar.

Se as estratégias acima não ajudarem a limpar sua mente e melhorar seu foco, falar com um terapeuta é um bom próximo passo.

Referências

8 Ways to Give Your Mind a Deep Cleaning
https://www.healthline.com/health/mental-health/how-to-clean-your-mind
Medically reviewed by Marney A. White, PhD, MS — Written by Crystal Raypole on November 10, 2020

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