Café, água, refrigerante: o que aumenta suas chances de sofrer um derrame?

0
48
AVC Derrame

Quer manter um derrame sob controle? Beba água, nada com gás e pule sucos de frutas .

Essa é a principal conclusão de uma análise global que também levanta um alerta para pessoas que bebem mais de quatro xícaras de café por dia.

“Embora [ a pressão alta ] seja o fator de risco mais importante, o risco de derrame também pode ser reduzido por meio de escolhas de estilo de vida saudáveis ​​em termos de dieta e atividade física”, disse o pesquisador principal Andrew Smyth, professor de epidemiologia clínica na Universidade de Galway, na Irlanda. 

“Como médico e como alguém que pesquisou o risco de acidente vascular cerebral , gostaríamos de encorajar as pessoas a evitar ou minimizar o consumo de refrigerantes e bebidas de frutas., e considerar mudar para água”, acrescentou ele em um comunicado à imprensa da universidade.

O conselho é um desdobramento de um estudo global de fatores de risco para derrame chamado INTERSTROKE. Ele envolve quase 27.000 pessoas em 27 países, incluindo mais de 13.000 que tiveram seu primeiro derrame .

AVCé uma condição séria na qual o suprimento de sangue para parte do cérebro é cortado — seja devido a um coágulo sanguíneo ou hemorragia. É uma das principais causas de incapacidade séria e de longo prazo nos Estados Unidos.

A nova pesquisa relacionou bebidas carbonatadas — incluindo aquelas com açúcar ou adoçantes artificiais — a um risco 22% maior de acidente vascular cerebral. E, acrescentou, o risco aumentou acentuadamente entre aqueles que bebiam duas ou mais dessas bebidas por dia. 

Pesquisadores observaram que muitos produtos comercializados como suco de fruta são feitos de concentrados e contêm conservantes e açúcares adicionados, o que pode aumentar o risco de derrame .

Descobriu-se que bebidas de suco de fruta aumentam as chances de um derrame hemorrágico em 37%. O risco triplica com duas ou mais dessas bebidas por dia, e as mulheres tiveram o maior risco de um derrame hemorrágico ligado ao consumo de suco.

“Nem todos os sucos de frutas são criados iguais”, disse Smyth. 

“Sucos de frutas espremidos na hora têm mais probabilidade de trazer benefícios, mas bebidas de frutas feitas de concentrados, com muitos açúcares adicionados e conservantes, podem ser prejudiciais”, ele alertou. “Nossa pesquisa mostra que a chance de derrame aumenta quanto mais frequentemente alguém consome refrigerantes.”

No início deste ano, a INTERSTROKE divulgou os resultados de um estudo que analisou o consumo de café e chá. 

Descobriu-se que um pouco de café é OK, mas o risco de derrame aumentou 37% após a quarta xícara. As notícias foram melhores para os bebedores de chá. Beber de três a quatro xícaras de chá preto por dia reduziu o risco de derrame em 29%, enquanto a mesma quantidade de chá verde foi associada a um risco 27% menor.

Mas evite o leite: pesquisas sugerem que ele pode bloquear os efeitos benéficos dos antioxidantes do chá. 

As descobertas sobre sucos e refrigerantes foram publicadas em 27 de setembro no Journal of Stroke , e as descobertas sobre café, chá e água foram publicadas no verão passado no International Journal of Stroke.

Por fim, quando se trata de matar a sede, tenha este fato em mente: beber mais de sete copos de água por dia parece reduzir as chances de um derrame causado por um coágulo sanguíneo .

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta