Os suplementos de vitamina D ajudam a prevenir o câncer?

0
943
Suplemento vitamínico

A vitamina D, conhecida como a “vitamina do sol”, está rotineiramente dentro e fora dos holofotes. Embora seja verdade que a vitamina pode apoiar a saúde óssea e a saúde imunológica, é menos certo que possa reduzir o risco e a gravidade de uma infecção por COVID-19 – embora isso seja algo que os pesquisadores passaram muito tempo explorando. 1

Da mesma forma, muitas pesquisas foram dedicadas ao papel da vitamina D na prevenção e progressão do câncer, embora não haja muitas respostas definitivas.

Aqui está o que você pode estar ouvindo e como a pesquisa apóia – e não – essas afirmações.

Vitamina D e Prevenção do Câncer

Pessoas com exposição solar mais frequente tendem a ter menor risco de deficiência de vitamina D e menor risco de contrair câncer. 2 Além disso, estudos relataram menor número de mortes por câncer e doenças cardiovasculares em regiões com maior exposição solar. 3 Com isso em mente, um suplemento de vitamina D poderia ajudar a prevenir o câncer em pessoas que não se expõem tanto ao sol?

JoAnn E. Manson, MD, DrPH , chefe da divisão de medicina preventiva do Brigham and Women’s Hospital em Boston, não está tão convencida. Ela explicou que pessoas com menor risco de câncer tendem a ser mais ativas e, portanto, passam mais tempo ao ar livre. Como resultado, seus níveis de vitamina D costumam ser mais altos, pois o corpo cria vitamina D3 após absorver a luz UVB do sol.

“O nível de vitamina D é um marcador para outros fatores relacionados ao câncer”, disse Manson a Verywell, acrescentando que não é um indicador direto do risco de câncer.

Além disso, Manson aprendeu por meio de sua própria pesquisa que os dados que apóiam o uso de suplementos de vitamina D para prevenir o câncer não são incrivelmente fortes.

Entre os dados escassos sobre suplementação de vitamina D e risco de câncer, um estudo de 2019 publicado no  New England Journal of Medicine  liderado por Manson é talvez um dos mais bem projetados. Este estudo avaliou se a suplementação de vitamina D impactou a incidência de câncer. Chamado de The VITAmin D and OmegA-3 TriaL (VITAL), este estudo randomizado, controlado por placebo, avaliou se uma dose de 2.000 UI por dia de vitamina D3 e um grama por dia de ácidos graxos ômega-3 marinhos impactavam o risco de câncer.

Depois de avaliar mais de 25.000 indivíduos, os pesquisadores não encontraram uma forte relação entre a suplementação de vitamina D e a incidência de câncer. 4

“A pesquisa sobre suplementos de vitamina D para prevenir o câncer é inconclusiva”,  disse Sarah Anzlovar, MS, RDN, LDN , uma nutricionista de alimentação intuitiva da Sarah Gold Nutrition, LLC, a Verywell. Ela explicou que, se uma pessoa é deficiente nesse nutriente, os suplementos podem ajudá-la a atingir níveis sanguíneos adequados, o que é importante para muitos resultados de saúde. Mas se uma pessoa não é deficiente em vitamina D, há pouco ou nenhum benefício em tomar suplementos. Na verdade, muita vitamina D pode ser prejudicial.

Quanta Vitamina D Você Precisa?

Um nível de vitamina D de 20 nanogramas/mililitro a 50 ng/mL é considerado adequado para pessoas saudáveis. Um nível abaixo de 20 ng/mL é considerado inadequado e abaixo de 12 ng/mL indica deficiência de vitamina D. Esses níveis podem ser determinados por um exame de sangue chamado teste de 25-hidroxivitamina D. 5

Existem dados que sugerem que níveis saudáveis ​​de vitamina D podem estar ligados a um risco reduzido de dois cânceres específicos: colorretal e bexiga. 6 Mas são necessários mais dados para fazer uma recomendação firme. 

Vitamina D e Progressão do Câncer

Muito poucos estudos relataram sobre a suplementação de vitamina D e os resultados do câncer, seja um tipo específico de câncer ou câncer em geral. No entanto, Manson diz que os dados que existem são fortes.

Especificamente, Manson disse que os resultados do estudo VITAL mostram que a suplementação com 2.000 UI de vitamina D está associada a uma redução de 17% dos cânceres avançados. 4

Outros dados também mostram resultados positivos, embora a relação não seja incrivelmente forte. Uma revisão sistemática Cochrane relatou menor mortalidade geral por câncer com suplementação de vitamina D, mas concluiu que o achado pode ser devido ao acaso. 7 E um estudo avaliando mais de 25.000 pessoas mostrou que a suplementação de vitamina D3 pode reduzir o risco de desenvolver câncer avançado entre adultos com certos tipos de câncer8 No mesmo estudo, para aquelas diagnosticadas com câncer de mama, o uso de suplemento de vitamina D foi associado a níveis mais altos de qualidade de vida autorrelatada. 9

Você deve tomar suplementos de vitamina D?

Embora ter vitamina D adequada no corpo esteja associado a uma série de benefícios, vale a pena repetir que você não deve confiar nela para prevenir o câncer.

“A vitamina D não deve ser usada como uma linha autônoma de defesa contra o câncer”, disse a consultora de nutrição Liz Shaw, MS, RDN , a Verywell. “Dado que a etiologia do câncer é única para cada indivíduo que recebe esse diagnóstico, é importante adotar uma abordagem multifacetada para diminuir o risco de desenvolver câncer. Também existe um componente genético para o câncer – os genes podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento e na progressão”.

Tanto Shaw quanto Manson disseram que hábitos de vida saudáveis, como uma dieta bem balanceada, exercícios regulares, bastante sono e uso de protetor solar são os mais importantes para a prevenção do câncer.

“Pelo menos 50% dos cânceres são evitáveis ​​por hábitos de vida saudáveis”, compartilhou Manson. “As pessoas não podem jogar um suplemento de vitamina D em uma dieta e estilo de vida pouco saudáveis.”

Fonte

https://www.verywellhealth.com/vitamin-d-cancer-prevention-7378274

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta