O poder de acreditar em si mesmo

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Médium

Anos atrás, logo antes de começar um grande projeto novo, comprei um bilhete emoldurado que soletrou com letras douradas:

Ela acreditava que podia, então ela fez.

Eu não sabia quem ela era e o que ela fazia , mas de alguma forma, as palavras encorajavam meu próprio empreendimento.

O contrato que os humanos elaboram com seus sonhos mais elevados é surpreendentemente direto. Sim, precisamos de habilidades para atingir nossos objetivos. Sim, precisamos de esforço, estratégia, recursos, criatividade , caráter e até sorte. Mas antes de colocar o mundo em movimento, precisamos da bênção de um aliado interior, que, seja com uma piscadela tímida ou uma orquestra completa, nos faça acreditar que podemos .

Essa confiança em nossas habilidades em domínios específicos da vida é conhecida como autoeficácia. Depois de estudar a autoeficácia por décadas, o psicólogo James Maddux concluiu que acreditar que podemos realizar o que queremos é um dos ingredientes mais importantes para o sucesso. De fato, inúmeros estudos de pesquisa mostraram que ter alta autoeficácia pode nos ajudar a perseguir nossos objetivos, lidar efetivamente com o estresse , adotar comportamentos que promovam a saúde e ter melhor bem-estar psicológico .

Por que nossos pensamentos e convicções têm uma influência tão importante sobre nós? É a coragem que eles dão para sonhar em primeiro lugar? É a resolução que eles estendem quando tropeçamos? Ou é porque, quando acreditamos em nós mesmos, podemos “arriscar a curiosidade, a admiração, o deleite espontâneo ou qualquer experiência que revele o espírito humano”, como escreve o poeta EE Cummings.

Aqui estão 8 insights de Maddux sobre o papel fundamental que a autoeficácia desempenha em nossas vidas.

A autoeficácia pode ser mais adaptativa do que a autoconfiança

Tradicionalmente, os psicólogos definiram e mediram a autoconfiança como uma construção global que é consistente ao longo do tempo e em todas as situações. É quase como um traço de personalidade que as pessoas tendem a ter em graus variados. O problema de pensar em nós mesmos em termos globais, como ter alta ou baixa autoconfiança, é que é muito fácil prever resultados errados.

A pesquisa mostra que, quando se trata de nossa capacidade de prever o comportamento, medidas específicas da situação (ou seja, crenças de autoeficácia) superam medidas globais, como autoconfiança. Assim, se você está pensando em estabelecer uma nova meta, será melhor dividir sua autoconfiança geral em componentes e pensar em suas habilidades em várias situações específicas. Isso é particularmente importante para pessoas com baixa autoconfiança, que muitas vezes podem se tornar uma profecia auto-realizável. Por exemplo, na terapia cognitivo-comportamental , o cliente que se queixa de baixa autoconfiança é convidado a explorar algumas áreas da vida em que realmente se sai bem. Este exercício pode ajudar os indivíduos a pensar sobre suas competências particulares em várias situações com as quais se sentem bem e se afastar de padrões de pensamento autodestrutivos.

A autoeficácia é um ingrediente chave da autorregulação

A autorregulação refere-se à maneira como orientamos nossos comportamentos, pensamentos e emoções na busca de nossos objetivos, resultados desejados e valores . Envolve usar nossas experiências passadas e conhecimento sobre nossas habilidades como pontos de referência para desenvolver expectativas sobre eventos e estados futuros. Considere a autorregulação como um processo circular em que redes, fatores e previsões complexas interagem entre si e se desdobram ao longo do tempo.

Ser um bom autorregulador é uma habilidade adquirida que inclui aprender a gerar melhores crenças de autoeficácia, estabelecer e perseguir metas eficazes, incorporar feedback e ter autoavaliações adaptativas de desempenho. As habilidades de autorregulação (assim como a crença de que se é um bom autorregulador) são fundamentais para o bem-estar psicológico porque podem inaugurar um senso de agência sobre a vida.

A autoeficácia não é uma ilusão ou uma atitude de fingir até que você consiga

A autoeficácia é melhor vista em termos de confiança em sua capacidade de aplicar suas habilidades em situações específicas. É um conceito muito mais sutil do que uma crença cega de “acredito que posso fazer isso e, portanto, terei sucesso”. Notavelmente, isso implica ter uma compreensão clara de suas habilidades. Habilidades e crenças sobre habilidades geralmente andam de mãos dadas. É por isso que o excesso de confiança sem preparação real (ou falta de habilidades) pode levar as pessoas ao fracasso.

A autoeficácia pode ajudar em tempos desafiadores e incertos

Uma poderosa fonte de autoeficácia é o desempenho real — coisas que você fez bem na vida. Muitas vezes, quando as pessoas se deparam com o que parece ser um problema novo, elas o veem como totalmente diferente do que experimentaram antes. Isso raramente é o caso. Qualquer desafio, se você viver o suficiente, terá alguma semelhança com outros desafios que você enfrentou e superou antes. Se você parar e pensar sobre as maneiras pelas quais um desafio atual é semelhante a outros desafios com os quais você lidou com sucesso no passado, poderá aproveitar sua experiência e aumentar seu senso de autoeficácia para gerenciar essa circunstância “sem precedentes”. Também pode atenuar o medo da incerteza e de encontrar algo que você nunca encontrou antes.

Até a pandemia tinha elementos que não eram inteiramente novos para nós. Todo mundo, por exemplo, já teve momentos em sua vida em que se sentiu isolado – talvez tenha sido separado de seus entes queridos ou se sentiu sozinho em um lugar estranho. Quando dividimos as coisas em seus componentes, a maioria das coisas pode ser considerada uma questão de grau de variação, em vez de ser um tipo totalmente diferente de experiência. Essa percepção pode nos ajudar a lidar com nossas circunstâncias de forma mais eficaz, por mais incertas e ambíguas que possam parecer.

A autoeficácia é importante para a resiliência

A resiliência é muitas vezes definida como a capacidade de se recuperar da adversidade e recuperar nosso equilíbrio quando fomos pegos desprevenidos. A resiliência entra em jogo quando encontramos barreiras em nossa busca pelos objetivos desejados. Pesquisas sugerem que, ao enfrentar um desafio, indivíduos de baixa eficácia podem refletir de forma negativa (“Eu sabia que não poderia fazer isso…”) ou se desengajar, enquanto indivíduos de alta eficácia terão mais confiança em suas habilidades para encontrar soluções aos seus problemas e, assim, ser mais resilientes. Uma mentalidade de crescimento (em oposição a uma mentalidade fixa) promove a resiliência e uma visão adquirida das habilidades, fornecendo assim uma base melhor para o desenvolvimento de crenças de autoeficácia.

A experiência promove a autoeficácia

O que mais ajuda a obter autoeficácia é a experiência – tentar algo novo e trabalhar nisso, geralmente dividindo metas e habilidades em partes gerenciáveis ​​e praticando-as separadamente, repetidas vezes. Quando pensamos em um grande objetivo simplesmente como uma série de pequenos objetivos um após o outro, isso pode nos dar coragem para mergulhar de cabeça. crenças. Uma vez que você perceba o princípio dessas habilidades de autorregulação que podem ser aprendidas, você pode aplicá-las a diferentes situações.

Acredite em si mesmo, mas deixe suas ações falarem por você

É difícil realizar grandes coisas sem acreditar em si mesmo. No entanto, cuidado com as pessoas que estão constantemente dizendo aos outros como são boas nas coisas. Eu diria que uma pessoa que realmente acredita que é boa em alguma coisa não vai sentir a necessidade de transmiti-la. Eles vão deixar suas ações falarem por eles. Na verdade, alguém que está constantemente se gabando de sua grandeza provavelmente está tentando se estimular, porque sua autoeficácia não é alta, afinal.

Conselhos de um pesquisador de autoeficácia para levar uma vida mais feliz

Para mim, isso remonta a tentar não pensar em nós mesmos em termos globais, tudo ou nada, ou mesmo traços de personalidade e aptidões fixas (“Eu não sou bom em matemática – é assim que eu sou.”) Em vez disso, poderia ser mais útil nos vermos como indivíduos complexos, com diferentes habilidades e habilidades que não são fixas e predeterminadas, mas estão sujeitas a mudanças e crescimento.

O sucesso, independentemente da forma como você o define, inclui tornar-se melhores autorreguladores, aprimorando continuamente nossas habilidades e engajando-as da maneira certa. Se as pessoas prestarem atenção à anatomia de seus sucessos, provavelmente perceberão que as habilidades que usam para atingir seus objetivos podem ser generalizadas para atingir outros objetivos. É assim que as crenças de autoeficácia são formadas e uma mentalidade de crescimento é estabelecida.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/between-cultures/202207/the-power-believing-in-yourself
Marianna Pogosyan Ph.D.

Referências

Maddux, JE (2002). O poder de acreditar que você pode. Manual de psicologia positiva, 277-287.

Maddux, JE, & Kleiman, EM (2020). 31 Autoeficácia. O Oxford Handbook of Positive Psychology, 443.

Gosselin, JT & Maddux, JE “Auto-Eficácia”. Manual do Eu e da Identidade. Ed. Mark R. Leary e June Price Tangney. Nova York: The Guilford Press, 2003.

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