Se a serotonina não causa depressão, o que causa?

0
581
mente

Durante o último meio século, a explicação dominante para a depressão centrou-se na serotonina. A ideia básica: baixos níveis de serotonina no cérebro ou atividade de serotonina leva a sintomas de depressão. Essa teoria, conhecida como “hipótese da serotonina”, é baseada em vários pontos de dados, incluindo pesquisas com animais e os efeitos de antidepressivos que deveriam funcionar aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Mas, nas últimas décadas, vários pesquisadores desafiaram a ideia de que a serotonina desempenha um papel principal ou mesmo importante na depressão.

Nos últimos dias, a hipótese da depressão da serotonina foi explicitamente contestada por várias publicações científicas. O mais notável (no momento da redação deste artigo), um artigo publicado na Nature Molecular Psychiatry revisou várias linhas de evidência sobre o assunto da conexão serotonina-depressão e concluiu que “as principais áreas de pesquisa sobre serotonina não fornecem evidências consistentes de que haja uma relação entre a serotonina e a depressão. associação entre serotonina e depressão, e nenhum suporte para a hipótese de que a depressão é causada por atividade ou concentrações reduzidas de serotonina”.

Pontos de dados como este estudo recente apontam para uma questão importante: se a serotonina não está causando a depressão, o que explica o estado cerebral das centenas de milhões de pessoas que vivem com ela? Embora existam muitas explicações em potencial, aqui estão quatro sistemas principais que podem ser mais importantes para o cérebro de pessoas com depressão, e algumas maneiras pelas quais podemos atingi-los.

1. Religação cerebral (neuroplasticidade)

Um dos resultados mais empoderadores da pesquisa em neurociência é a ideia de que nossos cérebros estão sendo constantemente religados. Especificamente, nossos neurônios estão mudando ativamente o número e a força de suas conexões com outros neurônios e com células cerebrais não-neurais chamadas “glia”. Este é um processo chamado “neuroplasticidade”, e cada vez mais acredita -se que desempenhe um papel em transtornos de humor como a depressão.

Os fatores de suporte para a conexão neuroplasticidade-depressão incluem achados de imagem, pesquisa de estudo de células e medições relacionadas ao processo de religação. A ideia básica é que, na depressão, pode haver problemas com a qualidade, o número e o tipo de conexões que nossos neurônios fazem, e isso pode ajudar a explicar os sintomas da depressão. É importante ressaltar que a pesquisa está mostrando que podemos afetar positivamente a neuroplasticidade por meio de fatores de estilo de vida, como exercícios, aprender coisas novas e, potencialmente, certas modificações na dieta. Há também dados que mostram que os antidepressivos convencionais, assim como os psicodélicos, podem influenciar positivamente a neuroplasticidade.

2. Inflamação

O planeta foi alertado para a importância da saúde imunológica no contexto da pandemia. Mas a saúde imunológica está ligada a muito mais do que apenas o risco de doenças infecciosas. No mundo da neurociência e dos distúrbios afetivos, acredita-se que a ativação imunológica e especialmente a inflamação seja um fator de risco para o desenvolvimento de condições como a depressão. Níveis mais altos de inflamação em nossa corrente sanguínea demonstraram isso e, mais amplamente, têm sido associados a uma pior função cerebral.

Quando o excesso ou inflamação crônica está presente no cérebro, parece influenciar uma série de vias envolvidas na depressão. Primeiro, pode prejudicar a função saudável dos neurônios, danificando -os fisicamente. A inflamação também pode bloquear a neuroplasticidade saudável, enquanto leva à geração de moléculas de degradação tóxicas, como o ácido quinolínico, que podem prejudicar ainda mais a saúde dos neurônios e contribuir para a patologia depressiva. Dentro do cérebro, pesquisas mostram que células imunes únicas chamadas microglia podem ser a chave para sustentar a inflamação. Então, como nosso estado inflamatório é regulado? Parece ser sensível à qualidade de nossa dieta, sono, exercícios, intervenções para diminuir o estresse e potencialmente até mesmo à exposição à natureza.

3. A conexão intestino-cérebro

O intestino abriga trilhões de bactérias e a maioria de nossas células imunológicas, tornando-o um importante centro de transferência de informações. Uma ampla gama de pesquisas agora sugere que o intestino e o cérebro estão em constante comunicação, e foi proposto que essa troca de dados pode ter um efeito em tudo, desde nosso estado cognitivo até nosso humor. Pesquisadores propuseram que o estado de nossa saúde intestinal (por exemplo, o vazamento de nosso revestimento intestinal, as células imunes no intestino e a diversidade de micróbios que vivem em nosso intestino) desempenha um papel importante em nossa saúde mental e pode significativamente influenciar a sintomatologia da depressão.

Um dos aspectos mais impressionantes do nosso intestino é a quantidade e diversidade de micróbios que o chamam de lar. Essas bactérias compõem o microbioma intestinal . Alterações nas bactérias que vivem no microbioma intestinal têm sido associadas à depressão. Acredita-se que essas bactérias possam influenciar a função cerebral por meio de seus efeitos no nervo vago (que vai do intestino ao cérebro), seu impacto no sistema imunológico (por exemplo, afetando os níveis de inflamação) e através de pequenas moléculas que criam ( ex., ácidos graxos de cadeia curta) que podem chegar ao cérebro por meio da corrente sanguínea.

4. Alterações Endócrinas (Hormonais)

Quando se trata da regulação da função cerebral, acredita-se que uma ampla gama de vias hormonais desempenham papéis importantes. Esta pesquisa se estende à depressão. E embora certas mudanças hormonais possam ser difíceis de reverter, também há muito que podemos fazer para ajudar a melhorar aspectos de nossas vias de sinalização endócrina.

Provavelmente a conexão endócrina-depressão mais forte, acredita-se que a desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) (também conhecido como sistema de estresse) aumenta significativamente o risco de depressão. Por exemplo, pessoas com um episódio de depressão maior têm 2,5 vezes mais chances de ter experimentado um evento estressante antes, e um único evento de alto estresse aumentou o risco de um episódio depressivo em 1,4 vezes. Problemas com o equilíbrio do sistema HPA podem contribuir para a depressão impactando negativamente o hipocampo, aumentando a inflamação, danificando a neuroplasticidade e até mesmo matando neurônios. Várias estratégias demonstraram ser bem-sucedidas na regulação da função HPA, desde a meditação diária ao exercício regular ao tempo na natureza.

Outra ligação importante entre os hormônios e a depressão está relacionada ao estrogênio. Acredita-se que esse hormônio tenha vários papéis protetores do cérebro, incluindo o aumento da neuroplasticidade. Foi proposto que o declínio dos níveis de estrogênio e hormônios relacionados durante e após a menopausa pode ajudar a explicar as taxas mais altas de depressão observadas pelas mulheres nesse período. Embora algumas pesquisas sugiram que as terapias de reposição de estrogênio possam apresentar uma estratégia de tratamento interessante, ainda há um debate considerável sobre a segurança dessa prática.

A insulina é um hormônio metabólico chave que facilita a absorção de glicose pelas células em todo o corpo. No cérebro, acredita-se que a insulina regule o açúcar no sangue, além de influenciar a memória e o comportamento. A resistência à insulina é uma condição cada vez mais comum de disfunção metabólica, onde nossos corpos têm problemas para detectar insulina e usar glicose, e agora está associada a um risco substancialmente maior de desenvolver depressão. Uma ampla gama de técnicas pode ajudar a melhorar a resistência à insulina na maioria das pessoas, especialmente aquelas relacionadas à modificação da dieta e exercícios.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-modern-brain/202207/if-serotonin-doesnt-cause-depression-what-does
Austin Perlmutter MD

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta