Zincopenia consiste em uma deficiência de zinco no corpo, cuja deficiência é relativamente comum, especialmente em crianças, mulheres que estão grávidas ou amamentando, idosos e pessoas com problemas de absorção gastrointestinal ou doenças intestinais, como a doença de Crohn e ocorre mesmo em pessoas que seguem dietas veganas. A deficiência de zinco pode levar a sintomas como atraso na cicatrização de feridas, unhas fracas, quebradiças ou esbranquiçadas, além de cabelos secos.

Qual é a Importância do Zinco Para a Saúde?

O zinco faz muitas coisas no corpo. O zinco suporta a função das células, ajudando cerca de 100 enzimas – moléculas que fazem reações químicas acontecer – executar suas funções.

O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde, pois participa de mais de 300 reações químicas no organismo e a zincenia causada pela deficiência pode estar relacionada à má nutrição, má absorção pelo intestino e eliminação com urina.

O zinco desempenha funções adicionais no corpo, incluindo:

  • impulsionar a função imunológica
  • ajudando as células a se dividirem
  • manter o olfato e o paladar
  • promover a cicatrização de feridas

O zinco também suporta o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa. Como tal, é um mineral essencial para mulheres grávidas e crianças em crescimento.

O corpo de uma pessoa não armazena zinco, o que significa obter quantidade suficiente do mineral dos alimentos é importante para evitar uma deficiência.

Saúde

Quais são os Sintomas da Zincopenia?

Os sintomas da deficiência de zinco, ou zincopenia, tendem a estar ligados aos papéis que o zinco desempenha no corpo. Alguns dos sintomas da zincopenia mais comuns de deficiência de zinco incluem:

A deficiência grave de zinco pode causar ainda mais sintomas. Exemplos incluem:

  • maturidade sexual atrasada
  • diarréia
  • lesões oculares e cutâneas
  • sentindo-se letárgico
  • sensações de sabor engraçado
  • perda de cabelo
  • má cicatrização de feridas
  • perda de peso inexplicada

Homens e meninos também podem experimentar impotência e hipogonadismo, que é quando o corpo de um homem não produz testosterona suficiente.

Quais são as Principais Causas da Zincopenia?

Em todo o mundo, cerca de 1,1 bilhão de pessoas são deficientes em zinco devido a ingestões dietéticas inadequadas.

No entanto, existem três causas principais de uma deficiência subjacente de zinco:

  • não tomar zinco suficiente através da dieta
  • perder quantidades excessivas de zinco do corpo, como por má absorção
  • pessoas com condições crônicas

Pessoas com as seguintes condições crônicas podem apresentar deficiência de zinco:

Testing for the level of blood sugar. Equipment used to regulate diabetes.

Quais são os Fatores de Risco da Zincopenia?

Você está em risco? As pessoas com as seguintes condições de saúde são mais suscetíveis à deficiência de zinco. 

  • Alcoolismo: Ligado à fraca absorção de zinco, uma história de consumo excessivo de álcool a longo prazo coloca as pessoas em risco considerável de desenvolver deficiência de zinco.
  • Diabetes: A maioria dos médicos concorda que os diabéticos devem usar produtos de zinco com cautela, pois grandes doses podem reduzir perigosamente o açúcar no sangue.
  • Hemodiálise: Os pacientes em hemodiálise também estão em risco de deficiência de zinco e podem necessitar de suplementos de zinco.
  • HIV (vírus da imunodeficiência humana) / AIDS : Ligado ao tempo de vida mais curto, o zinco deve ser cauteloso em pacientes com HIV / AIDS.
  • Síndromes de absorção de nutrientes: As síndromes de má absorção colocam as pessoas em maior risco de deficiência de zinco.
  • Artrite reumatoide: pacientes com AR absorvem menos zinco e podem necessitar de suplementação.

Como o Diagnóstico da Zincopenia é Obtido?

Enquanto um médico pode pedir um exame de sangue ou urina para verificar os níveis de zinco, estes podem não dar um resultado definitivo. Isso ocorre porque o zinco está presente apenas em pequenas quantidades nas células do corpo.

Ao diagnosticar uma deficiência de zinco, o médico precisará ter um histórico completo de saúde. Eles farão perguntas sobre a ingestão alimentar de uma pessoa. Se uma pessoa não ingerir calorias diárias suficientes ou ingerir quantidade suficiente de alimentos variados, é possível que uma deficiência de zinco seja uma causa subjacente.

Como o Tratamento da Zincopenia é Feito?

Suplementos estão disponíveis na maioria das farmácias e lojas de saúde. Os suplementos podem conter quantidades diferentes de zinco elementar (o peso da molécula de zinco real) e são rotulados como gluconato de zinco, sulfato de zinco ou acetato de zinco.

Cada suplemento deve ter informações sobre a quantidade de zinco elementar disponível em cada tipo. O zinco também é um componente comum das pastilhas para a garganta, já que o zinco ajuda a tratar o resfriado comum.

Uma pessoa também pode tentar aumentar a ingestão de alimentos contendo zinco. Exemplos destes incluem:

  • ostras
  • assado de carne
  • cereais matinais fortificados
  • feijao cozido
  • iogurte
  • grão de bico
  • farelo de aveia instantâneo
  • leite

Uma pessoa que come uma grande variedade de alimentos tem maior probabilidade de absorver zinco suficiente em suas dietas diárias. Isso inclui carnes magras, frutas, legumes e laticínios.

Como Fazer a Prevenção da Zincopenia?

Há maneiras de uma pessoa preparar e comer alimentos para tornar o zinco mais disponível em suas dietas diárias.

Por exemplo, uma pessoa pode mergulhar o feijão na água antes de cozinhá-lo. Isso reduz a presença de fitatos, tornando mais fácil para o corpo processar o zinco.

A escolha de produtos de grãos levedados também pode ajudar a reduzir o número de fitatos, aumentando a quantidade de zinco para o corpo usar.

Quais Alimentos Ajudam a Prevenir a Zincopenia?

Se você acha que pode estar sofrendo de deficiência de zinco, e quer melhorar seus níveis rapidamente, considere tomar um suplemento totalmente natural. Os suplementos geralmente contêm várias formas de zinco, incluindo acetato de zinco, gluconato de zinco e sulfato de zinco. A porcentagem de zinco elementar varia de acordo com a forma. É importante consumir regularmente estes 10 alimentos ricos em zinco:

1. Sementes de abóbora  – 1/2 xícara: 8,4 mg (57% DV)

2. Carne alimentada com grama – 4 oz: 5,2 mg (32% DV)

3. Cordeiro– 4 oz: 5,2 mg (32% DV)

4. Cajus  – 1/2 xícara: 3,8 mg (25% DV)

5. Grão de bico  – 1 xícara cozida: 2,5 mg (17% DV)

6. Cogumelos  – 1 xícara cozida: 1,9 mg (13% DV)

7. Frango  – 4 oz: 1,6 mg (12% DV)

8.  Kefir ou Iogurte – 1 xícara: 1,4 mg (10% DV)

9. Espinafre  – 1 xícara cozida: 1,4 mg (9% DV)

10. Cacau em pó – 1 colher de sopa: 0,4 mg (2% DV)

Cogumelo do sol

Conclusão

Assim como existem problemas com a deficiência de zinco, uma pessoa também pode ingerir muito zinco. Isso geralmente ocorre quando uma pessoa toma um excesso de suplementos de zinco para impulsionar o sistema imunológico.

Demasiada ingestão de zinco pode causar sintomas que variam de náuseas e vômitos ao comprometimento do funcionamento do sistema imunológico. Por essa razão, adultos com idade acima de 19 anos não devem ingerir mais de 40 miligramas (mg) de zinco por dia.

Se uma pessoa pensa que pode ter uma deficiência de zinco, deve conversar com seu médico sobre suplementação ou outros tratamentos.

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