5 Passos para entender melhor seu transtorno bipolar

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mente bipolar

Muitas pessoas que são novas no diagnóstico de transtorno bipolar estão interessadas em entender o que significa ter transtorno bipolar e como gerenciá-lo.

O objetivo deste post é dividir o processo de compreensão do seu transtorno bipolar em uma série de etapas tangíveis que, em combinação, podem levá-lo adiante no caminho do aumento da compreensão.

O passo mais crítico para entender seu transtorno bipolar é entender seu transtorno bipolar. Sua experiência com transtorno bipolar (como os sintomas que mais se destacam para você) pode ser diferente da experiência de outra pessoa com transtorno bipolar.

Considere como cada uma dessas cinco etapas abaixo pode ser aproveitada para entender melhor sua própria experiência individual.

1. Aprenda fatos sobre o transtorno bipolar, especialmente quando aplicado a você

Familiarize-se com os sintomas de depressão e (hipo) mania e com outros sintomas que podem acompanhar seu transtorno bipolar (como ansiedade e uso de substâncias).

Seja um participante ativo desse aprendizado, prestando atenção à sua própria experiência: sua depressão o leva a se sentir mais inquieto e inquieto, ou o leva a se sentir mais lento? Sua (hipo)mania faz você se sentir mais produtivo do que o normal, ou leva você a iniciar várias tarefas, mas não terminar nenhuma delas? Ao aumentar sua familiaridade e consciência de seus próprios sintomas específicos do transtorno bipolar, você será mais capaz de reconhecer e procurar ajuda para esses sintomas quando eles surgirem no futuro.

Também pode ser útil aprender sobre as causas potenciais do transtorno bipolar. No geral, a pesquisa sugere que vários fatores combinados podem contribuir para que alguém desenvolva transtorno bipolar. Alguns desses fatores podem incluir genes (como ter um histórico familiar de transtorno bipolar) e eventos estressantes da vida (estes podem ser eventos que produzem mudanças negativas ou positivas em sua vida, como mudanças em um relacionamento importante ou começar um novo emprego) . Considere sua própria história de vida e experiências, e como alguns desses fatores podem ser relevantes para você.

Ao aprender sobre o transtorno bipolar, recorra a recursos confiáveis ​​e apoiados pela ciência para receber informações precisas. Sites de organizações como o National Institute of Mental Health (uma organização dedicada à pesquisa de doenças mentais) ou a Depression and Bipolar Support Alliance (uma organização que presta apoio a pessoas com depressão e transtorno bipolar) são alguns bons lugares gratuitos para começar. seu aprendizado.

2. Comunique-se com sua equipe de tratamento

O tratamento eficaz para o transtorno bipolar é uma colaboração entre você e sua equipe de tratamento (como seu prescritor de medicamentos e psicoterapeuta). Esteja aberto com sua equipe de tratamento sobre seus sintomas e quaisquer dúvidas que você possa ter sobre o transtorno bipolar. Aprenda sobre quaisquer medicamentos que você está tomando e converse com seu prescritor sobre os efeitos colaterais. Lembre-se de que, enquanto sua equipe de tratamento gerencia seus cuidados, você é o especialista em você. As informações de saúde relevantes que você fornecer à sua equipe de tratamento permitirão que eles aprendam mais sobre você, o que pode ser útil para colaborar em um plano de tratamento eficaz.

3. Comece a monitorar seu humor

Acompanhar seu humor é uma ótima maneira de entender melhor seu transtorno bipolar. Um rastreador de humor básico envolve avaliar seu humor diário, com classificações separadas para (hipo)mania e depressão. Classifique seus sintomas diários de (hipo)mania e/ou depressão em uma escala com descritores de “ausente”, “leve”, “moderado” e “grave”. Algumas pessoas acham útil incluir também classificações semelhantes para outros sintomas que se destacam para elas, como ansiedade. Você pode criar seu próprio rastreador de humor de papel e lápis ou usar um dos muitos aplicativos móveis projetados para rastreamento de humor.

Os objetivos do rastreamento de humor são que você adquira o hábito de observar seu humor regularmente, o que pode aumentar sua percepção de diferentes estados de humor; reconhecer quaisquer padrões em seu humor diário; e aumentar a consciência dos gatilhos para o seu humor diário.

Se você estiver confortável, também pode ser muito útil verificar com um amigo ou ente querido seu humor diário. Para algumas pessoas, pode ser um desafio saber quando estão apresentando sintomas de (hipo)mania ou depressão, especialmente se o transtorno bipolar for um novo diagnóstico para elas. Nesses casos, conversas contínuas com uma pessoa de confiança sobre seu humor diário podem ajudá-lo a reconhecer melhor os sintomas de humor específicos quando eles surgirem na próxima vez.

4. Esteja ciente de seus próprios gatilhos pessoais para sintomas de humor

Os gatilhos pessoais são fatores que aumentam o risco de sofrer alterações no humor. Reflita sobre experiências recentes de depressão e (hipo)mania e considere se houve algum fator que você notou que ocorreu antes de desenvolver esses humores. Estes podem ser seus gatilhos pessoais para mudanças de humor.

5. Esteja ciente de seus sinais de alerta pessoais para episódios de humor

Seus sinais de alerta pessoais fornecem uma pista de que um episódio de depressão ou (hipo)mania está começando a se desenvolver. Anote seus próprios sinais de alerta pessoais para episódios de humor.

Mudanças iniciais em seu humor podem ser sinais de alerta úteis. Use seu rastreamento diário de humor para ajudá-lo a reconhecer essas mudanças precoces.

Considere quaisquer comportamentos que você perceba que acompanham as mudanças em seu humor; estes também podem ser seus sinais de alerta pessoais. Por exemplo, talvez você perceba que quando está começando a sentir os primeiros sintomas de (hipo)mania, como um leve aumento de energia, você percebe aumentos em seus padrões de gastos que não são típicos para você (um sinal de alerta potencial para (hipo)mania ).

Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/living-well-bipolar-disorder/202207/5-steps-better-understand-your-bipolar-disorder

Johnson SL, Cueller AK, Ruggero C, Winett-Perlman C, Goodnick P, White R, Miller I. Eventos de vida como preditores de mania e depressão no transtorno bipolar I. J Anormal Psychol. 2008 maio;117(2):268-277.

Miklowitz, DJ (2019). O Guia de Sobrevivência do Transtorno Bipolar, Terceira Edição: O Que Você e Sua Família Precisam Saber. Publicações Guilford.

Otto, M., Reilly-Harrington, N., Kogan, JN, Henin, A., Knauz, RO, & Sachs, GS (2008). Gerenciando o transtorno bipolar: um programa de tratamento cognitivo-comportamental. Imprensa da Universidade de Oxford.

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1 COMENTÁRIO

  1. Parece claro que o artigo focaliza eventuais casos de depressão e/ou ansiedade que quaisquer pessoas podem ter; episódios leves ou moderados, que podem se repetir mais de uma vez ao longo da vida, monitoráveis como descrito.
    Não é uma abordagem de casos em que um tratamento permanente focaliza pacientes diagnosticados como PMDs, que exigem atenção e tratamento por toda vida.
    Isso pode criar algumas dúvidas entre as pessoas em caso delas se prenderam apenas à observação de gatilhos.
    Felizmente, ambos os distúrbios são tratáveis mas a observação deve ser efetivada por especialistas. Os amigos e mesmo familiares raramente percebem desequilíbrios do humor.
    Grata pelos esclarecimentos

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