Mudanças nas crenças relacionadas à saúde: difíceis e lentas

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Meu amigo estava preocupado e irritado. Seu marido de muitos anos estava tendo problemas digestivos (também conhecido como constipação) e ela sabia por quê. “Ele se recusa a comer qualquer coisa com fibra”, ela me disse. “Ele tem essa coisa de não comer nenhum carboidrato, mesmo algo como farelo de cereal, porque ele acha que isso afetará sua memória . Então ele come apenas proteína, gordura e talvez um pouco de alface ocasionalmente. E em vez de obter fibras de sua comida, às vezes ele toma um suplemento de fibra. Eu continuo dizendo a ele que ele deve comer uma dieta normal , mas é claro que eu sou sua esposa, então ele não me ouve.”

Suas palavras ecoaram na minha cabeça quando me deparei com um post recente do Dr. David Johnson, MD, professor de gastroenterologia. Ele estava ouvindo nossa conversa antes de escrever sobre alterações gastrointestinais causadas pelo que ele chama de nossa “dieta ocidental”? Ele culpa a alta ingestão de proteínas e a baixa ingestão de alimentos ricos em fibras como promotores de uma redução na diversidade de micróbios intestinais, ou seja, um aumento de substâncias químicas associadas à inflamação, como citocinas e motilidade lenta.

Sua recomendação para um plano alimentar que devemos seguir não é novidade; na verdade, é um que é mencionado sempre que alguém fala sobre uma dieta sensata, não apenas para perda de peso, mas para uma saúde sustentada. É, claro, a dieta mediterrânea. Embora as nações que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo sejam culturalmente diversas e possam ter suas próprias formas de alimentação, todas elas tendem a ser ricas em fibras e pobres em proteína animal e gordura saturada. O consumo de vegetais, frutas, gordura insaturada e laticínios com baixo teor de gordura (pense em iogurte) é maior em comparação com nossa dieta típica ocidental.

Mas o mais importante para este gastroenterologista é o alto teor de fibras da dieta mediterrânea. Ele menciona as duas formas de fibra: solúvel, que é digerida, e insolúvel, que se move pelo trato intestinal. Este último promove a absorção de água e a motilidade intestinal, particularmente no cólon.

Posso e vou enviar o artigo de Johnson para minha amiga, mas me pergunto se o marido dela leria e possivelmente ficaria suficientemente convencido para alterar sua dieta? Como ela explicou, sua evitação de muitos dos alimentos da dieta mediterrânea beira a obsessão. Isso foi em parte influenciado pelos artigos que ele leu há vários anos, quando decidiu parar de comer carboidratos, todos os produtos lácteos e qualquer vegetal rico em amido. Ele está convencido de que fazer o contrário diminuirá sua longevidade, levará a déficits cognitivos e fará com que ele ganhe peso.

Mas como convencê-lo a mudar? De fato, como convencer o outro a alterar o comportamento porque continuar pode levar a problemas de saúde como obesidade ou deficiências nutricionais? Um artigo principal nesta edição mais recente do The New England Journal of Medicine aborda esse problema relacionado aos efeitos das mudanças climáticas na saúde . Como um profissional de saúde pode traduzir estatísticas sobre uma situação que pode afetar a saúde para que o paciente responda mudando/melhorando o comportamento?

Uma resposta é colocar a informação em termos tão fáceis de entender quanto possível; aliviar a carga cognitiva é como isso é chamado pelos autores. Outra, claro, é tornar a informação relevante para o paciente, mas não baseada apenas em anedotas. Se alguém relata a informação sobre como um determinado comportamento melhorou a saúde de um indivíduo, o paciente pode descartá-la como não sendo relevante para sua situação. Em vez disso, o marido da minha amiga deveria ser informado por seu médico, por exemplo, que “2 em cada 3 pacientes que seguem uma dieta sem grãos tiveram problemas gastrointestinais semelhantes aos dele e, quando comeram mais fibras, sua saúde intestinal melhorou”. Talvez tal abordagem o fizesse mudar seus hábitos alimentares.

No entanto, simplesmente comunicar informações sobre como melhorar a saúde, seja por meio de uma dieta melhor, mais exercícios, mais sono ou mesmo técnicas de redução de estresse, nem sempre, ou mesmo muitas vezes, é eficaz. Se fosse, todos estariam com peso normal, em forma, sem privação de sono e relaxados. Uma razão pela qual apresentar essa informação não muda o comportamento é que o paciente parece não reconhecer as consequências negativas para a saúde de seu comportamento atual. É fácil ignorar a relação entre comer apenas mais dois biscoitos, passar mais um dia sem atividade física, ficar acordado até tarde da noite ou esquecer de ter algum tempo de relaxamento todos os dias e ser obeso, inapto, sonolento e estressado. E dar sermão ao paciente, ou ao marido da minha amiga, sobre esse relacionamento pode cair, como diz o ditado, em ouvidos surdos.

Uma abordagem alternativa é negociar com o paciente ou marido. “Tente isto: tente comer alguns carboidratos ricos em fibras por uma semana, ou comprometa-se a caminhar 20 minutos todos os dias durante uma semana, ou apague as luzes antes da meia-noite por uma semana ou encontre tempo para relaxar.” O compromisso de tempo para realizar essas mudanças deve ser curto, digamos uma ou duas semanas. E o indivíduo deve ter certeza de que, caso opte por retornar ao antigo estilo de vida menos saudável após uma ou duas semanas, não haverá críticas.

Se ocorrer um efeito positivo da pequena mudança de comportamento, isso pode ser mais convincente do que estatísticas, revisões, argumentos gerais e artigos científicos. É claro que manter a mudança não é automático. Manter um diário durante a semana de mudança é útil, especialmente se o indivíduo provavelmente voltará ao comportamento anterior após o término da semana. Ver um registro dos efeitos positivos para a saúde das pequenas mudanças pode ser um incentivo para continuar o novo comportamento, ou talvez tentar novamente depois de uma ou duas semanas.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-antidepressant-diet/202207/changes-health-related-beliefs-difficult-and-slow
Judith J. Wurtman Ph.D. A dieta antidepressiva

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