Glaucoma: como prevenir e gerenciar

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oftalmologia

Em Cingapura, o glaucoma é responsável por 34% da cegueira e é a segunda maior causa de cegueira na Ásia depois da catarata.

Glaucoma é um distúrbio do nervo óptico e geralmente se desenvolve como consequência da alta pressão dentro do olho. Muitas vezes chamado de ‘Ladrão Silencioso da Visão’, o glaucoma dificilmente é perceptível em seus estágios iniciais, pois os pacientes geralmente não apresentam sintomas. É somente nos estágios avançados, quando a perda visual é profunda, que os pacientes percebem um impacto significativo em suas vidas. 

No entanto, a maioria das cegueiras por glaucoma é evitável se a doença for detectada precocemente ou bem controlada . 

“O glaucoma é detectado através da medição da pressão intraocular do olho e uma avaliação completa do nervo óptico na parte posterior do olho. A condição não pode ser curada, mas na maioria dos casos, pode ser controlada com sucesso com uma combinação de colírios, laser ou cirurgia”, diz Reuben Foo , Consultor Associado do Departamento de Catarata e Oftalmologia Abrangente do Centro Nacional de Olhos de Cingapura ( SNEC). , um membro do grupo SingHealth .

O que fazer para prevenir o glaucoma

Aqui está um guia de auto-ajuda para ajudá-lo a detectar a condição em seus estágios iniciais, o que é crucial para prevenir a perda de visão ou retardar sua progressão.

1. Faça check-ups oftalmológicos regulares

Nossos olhos se tornam mais suscetíveis a danos e doenças à medida que envelhecemos. Assim, é importante estar atento às alterações na visão e detectar precocemente os problemas oculares. 

Exames oftalmológicos abrangentes regulares são vitais para o diagnóstico e tratamento imediatos de doenças oculares, como o glaucoma. Se você:

  • Tenha um histórico familiar de glaucoma :
    Você deve fazer um exame oftalmológico abrangente a cada um ou dois anos após os 35 anos. 
  • Não tem histórico familiar de glaucoma :
    Se você tem menos de 40 anos, deve fazer um exame oftalmológico abrangente a cada três ou quatro anos.

    Se você tem 40 anos ou mais, deve fazer um exame oftalmológico abrangente a cada um ano e meio a dois anos.

“Aqueles com condições crônicas, como diabetes ou pressão alta ( hipertensão ) ou que usam corticosteróides a longo prazo, também correm o risco de certos tipos de glaucoma”, aconselha o Dr. Foo.

2. Coma bem para ver bem

Certifique-se de incluir vegetais de folhas verdes e frutas coloridas, bagas e vegetais em sua dieta diária, pois contêm vitaminas e minerais que protegem seu corpo e olhos. De fato, estudos mostram que alimentos saudáveis ​​para os olhos, como cenoura, peixe e frutas cítricas, são melhores do que vitaminas na prevenção do glaucoma.

3. Exercite-se regularmente, mas com segurança

O exercício regular e moderado beneficia sua saúde geral e pode ajudar a prevenir o glaucoma, reduzindo a pressão ocular. Consulte o seu médico se tiver dúvidas sobre como iniciar um programa de exercícios.

4. Use proteção para os olhos

Lesões oculares graves podem elevar a pressão ocular e levar ao glaucoma traumático ou ao glaucoma secundário. Tome precaução usando óculos de proteção, especialmente ao praticar esportes ou ocupações de alto risco.

O que fazer para gerenciar melhor o glaucoma

1. Aplique os colírios prescritos regularmente

Os colírios para glaucoma reduzem a pressão ocular e evitam danos ao nervo óptico. Não curará a condição ou reverterá a perda de visão , mas pode ajudar a impedir que a doença progrida. Portanto, certifique-se de manter um cronograma para tomar a dosagem adequada conforme prescrito pelo seu oftalmologista. Se você tiver algum problema com seus medicamentos e dosagens, informe seu médico.

2. Coma uma dieta saudável

Comer uma dieta saudável pode ajudá-lo a manter sua saúde, mas não impedirá o agravamento do glaucoma. Vitaminas e nutrientes importantes para a saúde dos olhos incluem zinco, cobre, selênio e vitaminas antioxidantes C, E e A. Você também pode querer limitar a ingestão de cafeína, pois grandes quantidades de cafeína podem aumentar a pressão ocular.

3. Continue a manter um estilo de vida saudável

Exercitar-se várias vezes por semana pode ser benéfico, mas consulte seu médico sobre sua rotina de exercícios. Você pode querer evitar exercícios que envolvam esforço e levantamento de pesos pesados, ou aqueles que colocam a cabeça em uma posição abaixo do coração por períodos prolongados, pois isso pode aumentar a pressão ocular, o que piora o glaucoma.

4. Trabalhe em estreita colaboração com sua equipe de atendimento

Fique em contato com sua equipe de tratamento de glaucoma com check-ups regulares e mantenha-os atualizados sobre o status de sua condição. Eles estão na melhor posição para ajudar a gerenciar seu plano de tratamento quando necessário ou envolver outras equipes de oftalmologia para reabilitação.

5. Torne sua casa mais segura para baixa visão 

Dependendo da gravidade de sua perda de visão por glaucoma, pode ser útil tornar sua casa mais segura:   

  • Instalação de iluminação extra para aumentar a visibilidade em áreas escuras.
  • Remoção de perigos de viagem, como tapetes e móveis que restringem o movimento.
  • Usando persianas e cortinas para controlar o brilho.
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