Potência de potássio para um envelhecimento saudável

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Potássio

À medida que envelhecemos, nos tornamos menos ativos e a capacidade do nosso corpo de absorver e utilizar nutrientes também se torna menos eficiente.

Um nutriente muito essencial que nosso corpo precisa para se manter saudável (e muitos podem desconhecer) é o potássio.

* Se você tem doença renal crônica, pode ser necessário seguir uma dieta com baixo teor de potássio. Fale com o seu médico ou nutricionista para aconselhamento.

Potássio: Por que precisamos dele?

O potássio é um mineral essencial que é necessário para todos os tecidos do corpo. Ajuda o corpo a otimizar a pressão arterial e é necessário para a transmissão nervosa e contração muscular.

Quantidade recomendada de potássio para idosos

Para adultos mais velhos com 51 anos ou mais, a quantidade diária recomendada de potássio para consumir é:

Para homens = 3.400mg

Para mulheres = 2.600mg

Principais alimentos que contêm potássio

Como o potássio é encontrado em todos os alimentos, uma dieta balanceada provavelmente atenderá às necessidades diárias. Os alimentos incluem:

  • Legumes : Vegetais verdes folhosos, frutas de videira, como tomate, pepino, abobrinha, berinjela e abóbora, e vegetais de raiz, como batata, inhame, batata-doce, raiz de lótus.
  • Frutas : Banana, tâmaras, kiwi, frutas secas, melão, pêssegos, nectarinas, melada, suco de frutas, coco
  • Outros : cereais integrais

O que acontece quando um idoso não tem potássio?

“A deficiência de potássio ou hipocalemia pode levar a várias complicações de saúde, como pressão alta ( hipertensão ), fadiga, paralisia muscular e frequência cardíaca irregular ( arritmia )”, disse a nutricionista Musfirah Albakri, dos Hospitais Comunitários SingHealth (SCH), membro do SingHealth grupo, .

Os sintomas comuns de deficiência de potássio incluem:

“Embora o potássio seja importante, a ingestão excessiva pode resultar em problemas de saúde. Portanto , comer com moderação ajuda a equilibrar a ingestão de nutrientes e evitar o consumo excessivo de alimentos menos nutritivos”, aconselhou Musfirah.

Potássio em alimentos do dia a dia

1 banana média112mg
1 xícara de espinafre cozido41mg
1 xícara de cenoura crua52mg
1 xícara de melado cortado61mg
1/4 xícara de passas123mg

Abrace seus anos dourados: Nutrição para idosos

Comer bem e manter-se ativo são essenciais, especialmente quando envelhecemos. À medida que envelhecemos, nossas necessidades nutricionais podem diferir devido a uma variedade de mudanças no corpo, que podem incluir uma menor eficiência na utilização de nutrientes.

A nutrição é um elemento importante da saúde e entender o que constitui uma boa nutrição nos ajuda a manter ou melhorar nosso bem-estar.

Junte-se a nós nesta série de seis partes, onde a nutricionista Musfirah Albakri da SCH compartilha os benefícios de vários nutrientes e fontes para os idosos!

Fonte: https://www.healthxchange.sg/seniors/healthy-ageing/potassium-for-elderly

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