O que é glúten?

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glúten

A popularidade das dietas sem glúten, mesmo entre pessoas sem sensibilidade ao glúten ou doença celíaca, pode levar você a se perguntar se o glúten é ruim para você. Mas afinal, o que é o glúten?

O glúten é uma coleção de proteínas do trigo. É usado como cola para ajudar os alimentos e outros produtos a manterem sua forma. O glúten pode causar reações negativas em algumas pessoas, com sintomas e complicações.

A ciência do glúten

As proteínas do trigo, cevada e centeio são fontes de glúten. Aveia e milho não possuem as mesmas proteínas, mas por entrarem em contato com outros grãos durante a colheita, podem ser contaminados.

Quando a farinha de trigo (ou farinha com proteínas de glúten) é misturada com água, torna-se glúten. As proteínas tornam-se flexíveis, pegajosas e elásticas. Isso o torna ideal para massas e massas.

Doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergias ao trigo

Dietas sem glúten são importantes para pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten .

Doença celíaca. Uma em cada 100 pessoas no mundo tem doença celíaca. É um distúrbio genético auto-imune que o torna sensível ao glúten. Quando você come, uma reação no intestino delgado leva a um ataque às vilosidades, projeções semelhantes a dedos que ajudam seu corpo a absorver nutrientes. A doença celíaca pode levar a complicações a longo prazo.

Os sintomas da doença celíaca incluem:

Seus sintomas serão diferentes dos dos outros. Por exemplo, as crianças são mais propensas a ter problemas digestivos do que os adultos.

Sensibilidade ao glúten. Também conhecida como intolerância ao glúten, a sensibilidade ao glúten causa sintomas semelhantes aos da doença celíaca, sem causar danos ao intestino delgado.

Pessoas com sensibilidade ao glúten provavelmente apresentam sintomas não relacionados ao sistema digestivo, como:

Tal como acontece com a doença celíaca, não há muitas opções de tratamento para a sensibilidade ao glúten. A melhor opção é manter uma dieta sem glúten .

Alergia ao trigo. As alergias ao trigo são diferentes da doença celíaca e da sensibilidade ao glúten. Alguém com alergia ao trigo é alérgico às proteínas do trigo, que podem ser glúten. Os sintomas de uma alergia ao trigo podem ser digestivos ou podem incluir:

  • Irritação, coceira e inchaço ao redor da boca e garganta
  • Comichão e inchaço da sua pele
  • Congestionamento
  • Problemas respiratórios

Se você tem alergia ao trigo, precisará seguir uma dieta sem trigo.

Fontes e alternativas de glúten

Muitos alimentos e bebidas contêm glúten. Mas você pode evitar certos tipos de alimentos e ingredientes em uma dieta sem glúten.

Evite alimentos e bebidas com estes grãos:

  • Trigo (incluindo durum, einkorn, emmer, Kamut e espelta)
  • Cevada
  • Centeio
  • Triticale

A aveia não contém glúten, mas pode entrar em contato com o glúten durante a produção. A aveia rotulada como sem glúten geralmente é segura, mas algumas pessoas com doença celíaca ainda podem ser sensíveis a elas.

Alimentos comuns. Existem muitas alternativas sem glúten para alimentos comuns com glúten, como:

  • Macarrão e macarrão
  • Biscoitos e croutons
  • Pão
  • Pastelaria e pastelaria
  • Misturas de pão e farinha de rosca
  • Molhos e molhos
  • Tortilhas de farinha
  • Cerveja e bebidas de malte

Verifique os rótulos dos alimentos e os dados nutricionais ou pergunte à pessoa que está preparando sua comida para ver se essas coisas têm glúten:

  • Barras de granola
  • Batatas fritas e batatas fritas
  • Almoço de carnes
  • Doce
  • Sopa
  • Chips de tortilha
  • Molhos para saladas, molhos e marinadas
  • Substitutos de carne
  • Ovos de restaurante (alguns usam massa de panqueca como espessante para ovos mexidos)

Como o glúten é um agente de ligação, também é usado em alguns produtos não alimentícios:

  • Cosméticos como batom, brilho labial e protetor labial
  • Produtos odontológicos
  • Vitaminas e suplementos nutricionais
  • Drogas e medicamentos
  • Massa de brinquedo

Alternativas para ingredientes típicos com glúten incluem:

  • Farinha : farinha de amêndoa, farinha de coco, amido de milho, milho, farinha de ervilha, farinha de batata, farinha de soja
  • Aveia: amaranto, trigo sarraceno, sorgo
  • Agente espessante: goma de guar
  • Grãos: arroz integral, arroz branco, arroz selvagem, quinoa
  • Outros: milho, batatas

Complicações de ficar sem glúten

As dietas sem glúten tornaram-se populares entre as pessoas que não têm sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Eles podem acreditar que:

  • Uma dieta sem glúten irá ajudá-lo a perder peso.
  • Sua saúde geral melhora.
  • Você terá uma melhor saúde gastrointestinal.
  • Seu desempenho atlético vai melhorar.

Mas não há pesquisas para apoiar essas alegações.

Menos nutrientes. Você pode se perguntar se as alternativas sem glúten são mais saudáveis. Alguns estudos descobriram que as pessoas que estão em uma dieta sem glúten tendem a ganhar peso. Esses alimentos também costumam ter menos nutrientes, como ferro, cálcio e fibras, e mais açúcar e gordura.

Custos mais altos. Antes de se comprometer com alimentos sem glúten, pense no custo. A maioria dos alimentos sem glúten tem um preço mais alto do que o que eles substituem. As despesas de uma dieta sem glúten podem ser significativas.

Fonte: https://www.webmd.com/diet/what-is-gluten

Beyond Celiac: “What Is Gluten?” “What Is Non-Celiac Gluten Sensitivity?”
Celiac Disease Foundation: “Sources of Gluten,” “What is Celiac Disease?” “What is Gluten?”
Celiac Kids Connection: “What Is Gluten?”
Gluten Intolerance Group: “Gluten Sensitivity.”
Harvard Health Publishing: “Ditch the Gluten, Improve Your Health?”

Mayo Clinic: “Celiac disease,” “Gluten-free diet,” “Wheat allergy.”

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