Os benefícios da clorofila

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clorofila

O que é clorofila?

A clorofila desempenha um papel importante para tornar as plantas verdes e saudáveis. Ela também possui vitaminas, antioxidantes e propriedades terapêuticas que têm o potencial de beneficiar seu corpo.

Você pode obter clorofila das plantas ou de suplementos, embora os suplementos possam ser mais eficazes. Isto porque a clorofila pode não sobreviver à digestão por tempo suficiente para ser absorvida.

Os suplementos de clorofila são na verdade clorofilina, que contém cobre ao invés de magnésio. Quando doses de clorofilina são tomadas, o cobre pode ser detectado no plasma, o que implica que ocorreu absorção.

Por sorte, a clorofilina tem propriedades semelhantes à clorofila. Quando você está comprando suplementos de clorofila, você pode notar que os benefícios comercializados são:

  • estimulando o sistema imunológico
  • eliminação de fungos no corpo
  • desintoxicando seu sangue
  • limpando seus intestinos
  • se livrar de maus cheiros
  • energizando o corpo
  • prevenção do câncer

No entanto, os resultados das pesquisas são mistos sobre se a clorofila pode realmente impulsionar sua saúde desta forma. São necessários estudos maiores e mais rigorosos para avaliar os benefícios potenciais da clorofila à saúde.

Quais são os benefícios da clorofila?

Os pesquisadores continuam a explorar como a clorofila pode ser benéfica para a saúde e o bem-estar. Vamos explorar um pouco do que sabemos até agora.

Cura da pele

A clorofilina mostrou possíveis efeitos para reduzir a inflamação e o crescimento bacteriano em feridas cutâneas.

Uma revisão de 2008 da pesquisa de tratamento de feridas envolveu vários estudos sobre pomadas contendo papaína-urea-clorofilina.

Embora estudos individuais tenham considerado esta pomada mais eficaz que outros tratamentos, os revisores observam que são necessários estudos maiores e mais bem controlados para confirmar estas descobertas.

A clorofilina também pode ser eficaz para outras condições de pele, como evidenciado pelos resultados de dois estudos-piloto. Um estudo piloto é um estudo preliminar em pequena escala que é realizado antes de um estudo ou ensaio maior.

Um estudo piloto de 2015 Fonte Confiável de 10 pessoas com acne e grandes poros viu melhorias na pele quando o gel de clorofilina tópica foi usado por 3 semanas.

Outro estudo piloto de 2015, envolvendo também 10 pessoas, revelou que o uso de clorofilina tópica durante 8 semanas melhorou a pele danificada pelo sol.

Construtor de sangue

Algumas pessoas sugerem que a clorofila líquida pode construir seu sangue melhorando a qualidade dos glóbulos vermelhos.

Um estudo piloto de 2004 sugeriu que a grama de trigo, que contém cerca de 70% de clorofila, reduziu o número de transfusões de sangue necessárias em pessoas com talassemia, um distúrbio sanguíneo.

Entretanto, é importante notar que os autores do estudo não concluíram que a clorofila foi a razão para a diminuição da necessidade de transfusões.

O Dr. Chris Reynolds, um especialista clínico em grama de trigo, acredita que os benefícios prováveis vêm da própria grama de trigo e não da clorofila.

Não está claro como a grama de trigo afeta os glóbulos vermelhos do sangue. Mas acredita-se que a clorofila é destruída durante a produção do extrato de grama de trigo.

Desintoxicação e câncer

Os pesquisadores estudaram o efeito da clorofila e da clorofilina sobre o câncer.

Um estudo com animais Fonte Confiável em trutas descobriu que, dependendo da dose, a clorofila reduziu a incidência de tumores hepáticos em 29 a 63% e os tumores estomacais em 24 a 45%.

Um estudo de 2018 da Trusted Source avaliou o efeito da clorofila sobre o crescimento de células cancerosas do pâncreas.

Os pesquisadores descobriram que o consumo diário de clorofila oral reduziu significativamente o tamanho do tumor em ratos que haviam sido transplantados com células cancerosas do pâncreas humano.

Embora os resultados dos estudos com animais sejam promissores, só recentemente houve ensaios com humanos. Um pequeno estudo com quatro voluntários descobriu que a clorofila pode limitar a aflatoxina ingerida, um composto conhecido por causar câncer.

Isto está de acordo com um estudo antigo Fonte Confiável da China onde o consumo de clorofilina em cada refeição levou a uma diminuição de 55% nos biomarcadores de aflatoxina em comparação com placebo.

Assim, um ensaio clínico na China analisará os efeitos da clorofilina no câncer de fígado ao longo de 20 anos, segundo o International Business Times.

Também estão sendo planejados ensaios para examinar como uma dieta rica em clorofila poderia ter impacto sobre o risco de câncer de cólon. Tal dieta envolveria o aumento da ingestão de folhas verdes como espinafre e salsa.

Entretanto, um estudo de viabilidade de 2019, constatou que a adesão a tal dieta era menor do que o esperado, com os participantes cumprindo as diretrizes em apenas 73,2% do tempo.

Perda de peso

Uma das reivindicações mais populares associadas à clorofila líquida é o suporte para perda de peso. No entanto, a pesquisa sobre este tópico é atualmente muito limitada.

Um estudo de 2014 envolvendo 38 participantes do sexo feminino descobriu que aqueles que tomaram um suplemento de membrana verde, que incluía clorofila, uma vez por dia tiveram uma perda de peso maior do que um grupo que não tomou o suplemento.

Os pesquisadores também sugeriram que o suplemento reduziu os níveis de colesterol prejudicial. O mecanismo por trás destas descobertas, e se ele envolve clorofila, é atualmente desconhecido.

Um desodorante natural

Embora a clorofilina tenha sido utilizada desde os anos 40 para neutralizar certos odores, os estudos estão desatualizados e mostram resultados mistos.

O estudo mais recente Fonte Confiável de pessoas com trimetilaminúria, uma condição que causa um odor de peixe, descobriu que a clorofilina diminuiu significativamente a quantidade de trimetilaminas.

Quanto às afirmações sobre a clorofilina reduzindo o mau hálito, há poucas evidências que a sustentem.

Quais são os riscos?

A clorofila natural e a clorofilina não são conhecidas por serem tóxicas. Mas há alguns efeitos colaterais possíveis, inclusive:

  • problemas digestivos
  • diarréia
  • fezes verdes, amarelas ou pretas, que podem ser confundidas com sangramento gastrointestinal
  • prurido ou queimadura, quando aplicado topicamente

Os pesquisadores não estudaram os efeitos do uso de clorofila em mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Verifique com seu médico antes de tomá-la. Também é possível que a clorofila possa interagir negativamente com os medicamentos que você está tomando.

Como tomar suplementos de clorofila

Você pode comprar suplementos de clorofila, no máximo:

lojas de alimentos saudáveis,

lojas de drogas, e

lojas de alimentos naturais.

Como suplemento, a clorofila vem em algumas formas diferentes, inclusive:

  • comprimidos
  • pomadas
  • sprays
  • líquido

Segundo a Universidade Estadual do Oregon, a dosagem média de suplementos de clorofilina está entre 100 e 300 miligramas (mg) por dia em três doses divididas.

Os suplementos de clorofila não são regulamentados, e suas doses variam. Consulte seu médico para decidir se você precisa deles e qual é a dosagem certa para você.

Algumas pessoas incorporam a clorofila em suas dietas adicionando uma forma líquida às receitas. Você também pode adicionar a forma em pó à água, ao suco ou aos molhos.

Sempre fale com seu médico antes de tomar clorofila ou qualquer erva ou suplemento. Eles podem causar efeitos colaterais não intencionais, especialmente se você já estiver tomando medicamentos ou se já tiver problemas de saúde.

Clorofila natural

O blog Cook (quase) Qualquer coisa mostra como você pode fazer seu próprio suplemento líquido de clorofila usando salsa e água. Três onças de salsa fazem cerca de 2 colheres de sopa de clorofila. Obtenha a receita aqui.

Você pode então usar sua clorofila caseira para uma deliciosa receita de smoothie, como no blog The Green Lean Bean.

As plantas que são frescas e verdes são provavelmente uma boa fonte de clorofila. Isto significa vegetais e ervas tais como:

  • grama de trigo
  • Vagem
  • espinafre
  • salsa
  • Rúcula
  • ervilhas
  • alho-poró

De acordo com a Universidade Estadual do Oregon, uma xícara de espinafre cru contém cerca de 24 mg de clorofila. A salsa tem cerca de 19 mg por xícara. Você pode misturar salsa com água para criar uma bebida de “clorofila líquida”.

Outras verduras terão em média 4 a 15 mg por xícara.

Sua melhor fonte de clorofila virá de vegetais e ervas que são verdes, por dentro e por fora.

Vegetais como brócolis e espargos podem ser verdes por fora, mas seu interior esbranquiçado indica uma quantidade menor de clorofila.

A grama de trigo tem benefícios relacionados à clorofila

A grama de trigo pode ser uma boa abordagem alternativa de medicina para algumas condições.

Uma revisão da terapia do suco de grama de trigo descobriu que ela pode ser útil para as pessoas que precisam:

  • Transfusões de sangue
  • terapia anticâncer
  • cicatrização de úlcera
  • desintoxicação do fígado
  • laxantes
  • para prevenir a cárie dentária

O óleo de grama de trigo pode ajudar a tratar cicatrizes. Você pode fazer óleo de grama de trigo torrando a erva de trigo até que ela fique preta e depois pressionando o óleo. Como com a clorofila, é necessária uma pesquisa adicional sobre os benefícios potenciais da erva de trigo para a saúde.

Considerações finais

A clorofila pode ser encontrada em plantas ou tomada como um suplemento. Ela pode ter vários benefícios à saúde, como a redução do risco de câncer e a ajuda na cura da pele.

Entretanto, a pesquisa é atualmente limitada. Estudos adicionais são necessários para caracterizar estes benefícios potenciais.

Você pode incluir a clorofila em sua dieta aumentando a ingestão de vegetais como espinafre, salsa e rúcula. Os suplementos de clorofila também estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis e drogarias.

Sempre fale primeiro com seu médico antes de começar a tomar um novo suplemento.

Referências

The Benefits of Chlorophyll
https://www.healthline.com/health/liquid-chlorophyll-benefits-risks
Revisado medicamente por Dena Westphalen, Pharm.D. – Escrito por Joe Bowman e Jill Seladi-Schulman, Ph.D. – Atualizado em 9 de novembro de 2020

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