Principais suplementos para a saúde do coração

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“Temos que saber comer direito, treinar direito e tomar os suplementos certos.”

– Phil Heath, culturista profissional americano da IFBB e sete vezes vencedor do Mr Olympia.

Seja coração inteligente! Não desanime!

7 suplementos mais comuns para a saúde do coração

  • Fibra
  • Esteróis e estanóis
  • Coenzima Q10 (Co Q10)
  • Óleos de peixe (ácidos graxos ômega-3)
  • Magnésio
  • Alho
  • Arroz de fermento vermelho

1. Fibra

A fibra de que estamos falando aqui não tem nada a ver com sua conexão de banda larga doméstica. Em vez disso, é a fibra em sua dieta que fornece movimentos mais suaves para o seu número dois.

Mas, além disso, a fibra também ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que seu corpo absorve dos alimentos. Para as mulheres, procure ingerir pelo menos 20g de fibra em sua dieta diariamente, e para os homens, você precisa de pelo menos 26g . Isso equivale a duas porções de frutas e duas porções de vegetais por dia.

A melhor e mais simples maneira de obter sua dose diária de fibra é a partir de sua alimentação (clique aqui para obter uma lista dos principais alimentos ricos em fibras), mas os suplementos são outra opção se você não conseguir obter o suficiente.

2. Esteróis e estanóis

Os esteróis vegetais são substâncias que ocorrem naturalmente em pequenas quantidades em muitos grãos, vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes, que ajudam a reduzir a quantidade de colesterol que seu corpo absorve dos alimentos.

Como os esteróis vegetais se assemelham muito ao colesterol em nível molecular, eles podem interferir na absorção do colesterol e diminuir os níveis de colesterol. Para saber mais sobre como os esteróis vegetais ajudam a diminuir o colesterol LDL ‘ruim’.

3. Coenzima Q10 (Co Q10)

A coenzima Q10 (CoQ10) é um antioxidante produzido pelo corpo e serve a uma série de funções para o nosso corpo, desde o crescimento e manutenção das células até a proteção do corpo contra moléculas nocivas.

Alguns estudos sugerem que uma deficiência de CoQ10 está ligada a doenças cardíacas, mas são necessárias mais pesquisas. Há evidências que sugerem que a CoQ10 pode ajudar a aliviar a fraqueza muscular, cansaço e cãibras – efeitos colaterais que as pessoas que tomam medicamentos para baixar o colesterol, conhecidas como estatinas, podem experimentar.

Para saber mais sobre alternativas às estatinas e se elas são adequadas para você, confira ” Remédios para Colesterol: Alternativas às Estatinas “.

4. Óleos de peixe (ácidos graxos ômega-3)

Os ácidos graxos ômega-3 beneficiam o coração de pessoas saudáveis ​​e de alto risco ou que têm doenças cardiovasculares. Peixes gordurosos como cavala, truta do lago, arenque, sardinha, atum e salmão são ricos em dois tipos de ácidos graxos ômega-3: ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

A ligação entre os ácidos graxos ômega-3 e a redução do risco cardiovascular ainda está sendo estudada, mas pesquisas mostraram que os ácidos graxos ômega-3 podem:

  • Diminuir o risco de ritmo cardíaco anormal ( arritmia ), que pode levar à morte súbita cardíaca
  • Diminuir os níveis de triglicerídeos
  • Diminuir a taxa de crescimento da placa aterosclerótica ( aterosclerose ), que pode bloquear os vasos sanguíneos
  • Diminuir ligeiramente a pressão arterial
  • Menor risco de insuficiência cardíaca

No entanto, são necessários mais estudos para confirmar e definir ainda mais os benefícios para a saúde dos suplementos de ácidos graxos ômega-3 para prevenir um primeiro evento cardiovascular ou subsequente.

Omega-3 pode interagir com anticoagulantes , por exemplo, aspirina, varfarina para causar sangramento excessivo. Se você estiver tomando algum medicamento, converse com seu médico ou farmacêutico antes de iniciar suplementos de saúde com ômega-3.

5. Magnésio

Baixos níveis de magnésio no corpo têm sido associados a fatores de risco cardiovascular, como pressão alta ( hipertensão ), acúmulo de placa arterial (aterosclerose), calcificação de tecidos moles, colesterol e endurecimento das artérias.

Excelentes fontes alimentares de magnésio incluem:

  • Produtos de soja como tofu ou leite de soja
  • Vegetais de folhas verdes como espinafre
  • Leguminosas
  • Feijões pretos
  • Abacates
  • Banana

Suplementos dietéticos de magnésio também estão disponíveis, mas aqueles que não têm função renal normal devem ter cuidado ao tomar muito magnésio , pois pode ser fatal em níveis elevados (mais de 5.000 mg por dia).

Pacientes com doença renal precisam ser cautelosos com o magnésio e conversar com seu médico ou farmacêutico antes de tomar suplementos de magnésio.

6. Alho

O alho pode ser eficaz em reduzir ligeiramente a pressão arterial e retardar o acúmulo de placas nas artérias, diminuindo o risco de coágulos sanguíneos. No entanto, estudos mais aprofundados e adequados são necessários.

7. Arroz vermelho fermentado

O arroz vermelho fermentado contém uma versão natural de uma estatina (propriedades de redução do colesterol). Esses suplementos podem ajudar a diminuir o colesterol LDL ‘ruim’ e seus triglicerídeos, mas até que ponto eles são seguros e os efeitos colaterais dos suplementos são desconhecidos.

Se você foi diagnosticado com colesterol alto no sangue ( hiperlipidemia ) e prescrito medicação para isso, você não deve substituir a medicação por arroz vermelho fermentado.

Dicas para lembrar ao comprar suplementos para a saúde do coração

  • Uma dieta bem equilibrada com muitos alimentos à base de plantas, como vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes e sementes, além de peixes gordurosos, pode ajudar a cuidar do seu coração
  • Os suplementos dietéticos são caros. Você pode obter mais benefícios ao gastar o dinheiro em alimentos naturais saudáveis ​​para o coração, como peixes oleosos ou nozes e sementes.
  • Nem todos os suplementos são seguros. Eles podem causar efeitos colaterais, reações alérgicas ou interagir com outros medicamentos. Sempre fale com seu médico, farmacêutico ou nutricionista antes de tomá-lo.
  • A forma como os suplementos alimentares são feitos pode não ser padronizada. Por causa disso, quão bem eles funcionam podem ser diferentes.   
  • Suplementos que você compra na prateleira podem não ser do mesmo tipo usado na pesquisa, portanto, sua eficácia é limitada.
  • Os suplementos não se destinam a substituir o tratamento medicamentoso prescrito, uma dieta bem equilibrada e um regime regular de exercícios são essenciais para o seu coração saudável.

Fonte: https://www.healthxchange.sg/food-nutrition/supplements/top-supplements-for-heart-health

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