Quão rápido você pode subir 4 lances de escada? Isto pode revelar a saúde de seu coração

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Subindo escadas
  • Os pesquisadores dizem que a rapidez com que uma pessoa pode subir quatro lances de escada pode ser um indicador da saúde do coração.
  • Os especialistas observam que os cardiologistas usam subir escadas em alguns exames físicos, mas o exercício não deve substituir os exames regulares.
  • Eles também dizem que há outras tarefas, como carregar uma sacola de compras para um carro, que podem ser usadas como um medidor preliminar da saúde do coração.

Um teste simples e gratuito da saúde de seu coração pode ser feito no prédio mais próximo.

Pesquisadores da Espanha dizem que ser capaz de subir quatro lances de escada em menos de um minuto é um indicador preciso da boa saúde cardíaca.

“O teste das escadas é uma maneira fácil de verificar a saúde de seu coração”, disse o Dr. Jesús Peteiro, cardiologista do Hospital Universitário da Coruña e autor de um estudo. “Se você leva mais de um minuto e meio para subir quatro lances de escada, sua saúde está abaixo do ideal e seria uma boa ideia consultar um médico”.

O estudo apresentado em uma recente reunião científica da Sociedade Européia de Cardiologia comparou os resultados do teste de escalada de escadas aos obtidos em testes de exercício realizados em um laboratório.

A pesquisa ainda não foi revista por pares ou publicada em uma revista científica.

Os 165 participantes do estudo caminharam ou correram em uma esteira até a exaustão com sua capacidade de exercício medida como equivalentes metabólicos (METs).

Após um período de descanso, o grupo de estudo subiu quatro lances de escada (60 degraus) a um ritmo rápido, mas sem correr, e depois teve seus METs medidos novamente.

Os participantes que subiram as escadas em menos de 40 a 45 segundos conseguiram mais de 9 a 10 METs.

Estudos anteriores mostraram que alcançar 10 METs durante um teste de exercício está ligado a uma baixa taxa de mortalidade (1% ou menos por ano, ou 10% durante um período de 10 anos).

Os participantes que levaram 1,5 minutos ou mais para subir as escadas conseguiram menos de 8 METs, o que se traduz em uma taxa de mortalidade antecipada de 2 a 4% ao ano, ou 30% em 10 anos.

A imagem da função cardíaca durante os testes revelou que 58% dos participantes que demoraram mais de 1,5 minutos para subir as escadas tiveram uma função cardíaca anormal durante o exercício.

Isso em comparação com 32% daqueles que subiram as escadas em menos de um minuto.

Apenas um ponto de partida

Cerca de 1 em cada 3 participantes do estudo que subiram as escadas rapidamente ainda demonstraram função cardíaca anormal – um possível marcador para doenças coronarianas.

Esse fato demonstra porque o teste de escalada não deve ser visto como um substituto para avaliações mais abrangentes, disse a Dra. Renee Bullock-Palmer, cardiologista e diretora do Women’s Heart Center e diretora de imagens cardíacas não invasivas do Deborah Heart and Lung Center, em Nova Jersey.

“Com base no estudo, a capacidade de subir escadas pode ser usada como uma forma grosseira de avaliar a função física que pode ser preditiva da saúde geral do coração”, disse Bullock-Palmer à Healthline.

“Entretanto, acredito que esta auto-avaliação grosseira não pode substituir um exame físico adequado, e a história por um médico, e um teste de estresse adequado, devidamente indicado”, disse ela.

A Dra. Nicole Harkin, fundadora da clínica on-line de saúde cardíaca Whole Heart Cardiology, concordou.

“Durante um teste de estresse mais típico, às vezes vemos evidências de problemas cardíacos (como mudanças no eletrocardiograma ou no sonograma), mesmo que um paciente não tenha sintomas”, disse ela à Healthline. “Outras vezes, detectamos outros problemas, como alterações perigosas da pressão arterial ou problemas de ritmo cardíaco, que seriam perdidos com este tipo de teste”.

Todos os participantes do estudo tinham sintomas associados à doença arterial coronariana, tais como dor no peito ou falta de ar durante o exercício.

“A idéia era encontrar um método simples e barato de avaliar a saúde do coração”, disse Peteiro à Healthline. “Isto pode ajudar os médicos a triar os pacientes para exames mais extensos”.

Os médicos freqüentemente usam a escalada de escadas para avaliar a saúde do coração, observou Harkin.

“É um exercício que eleva seu ritmo cardíaco relativamente rápido”, disse ela. “Normalmente, se houver um problema como uma artéria cardíaca bloqueada, as pessoas tendem a ter sintomas (como dor no peito ou falta de ar) a taxas cardíacas mais altas. Muitas vezes usamos a capacidade de uma pessoa de subir um vôo ou dois de escadas sem problemas como um sinal de que ela provavelmente deve se sair bem durante a cirurgia”, disse ela.

Não para todos

O Dr. Oyere K. Onuma, cardiologista da Yale Medicine e professor assistente de medicina da Yale, disse à Healthline que o teste de subida de escadas é útil, mas tem suas limitações.

“A grande vantagem deste método é sua facilidade. Ele pode ser feito em quase qualquer lugar com muito pouca exigência em termos de equipamento ou pessoal”. Também é muito mais barato e rápido de fazer do que os tradicionais testes de esforço e pode ser repetido várias vezes para acompanhar qualquer progresso ou mudança na capacidade funcional”, disse Onuma.

“Entretanto, o lado negativo disto é que o teste não é padronizado… o tipo de escada, a velocidade de subir as escadas, o tempo de esforço pode ser diferente”, disse ela. “Este método também limita significativamente a avaliação de pacientes com mobilidade limitada e pacientes idosos, que podem ter mais dificuldade mecânica para subir as escadas”.

“Como médico, é importante avaliar cada paciente e avaliar suas capacidades atuais e seu estado de saúde”, disse o Dr. Jeremy Pollock, cardiologista da Universidade de Maryland St. Joseph Medical Center.

“Como exemplo, um paciente frágil de 80 anos, na maioria sedentário, nunca deveria ser solicitado a subir um lance de escadas”, disse ele. “Ser capaz de completar uma curta duração de exercícios extenuantes é um bom preditor de que um paciente é relativamente baixo risco a curto prazo do ponto de vista cardiovascular”.

Felizmente, subir escadas não é a única maneira de fazer uma auto-avaliação cardíaca, disse Pollock.

“Fatores como se eles podem ou não andar dois quarteirões da cidade ou carregar bolsas de supermercado para seu carro, ou inúmeras outras atividades regulares da vida diária, podem ser usados como indicadores da saúde cardiovascular”, disse Pollock.

“A capacidade de exercício é sempre um grande indicador da saúde geral do coração”, disse Harkin. “Se sua capacidade de completar um programa de exercícios de intensidade moderada a vigorosa mudar, isso é um bom sinal de que algo pode estar acontecendo, e você deve entrar em contato com seu médico”.

“Você também pode monitorar coisas como a recuperação da freqüência cardíaca (quanto tempo leva para que sua freqüência cardíaca diminua após exercícios intensos) como um indicador de como seu coração está se saindo”, acrescentou ela.

“Além disso, à medida que os artigos de uso e a tecnologia de saúde continuarem a melhorar e se tornarem mais comuns, seremos cada vez mais capazes de usar dados coletados em casa, como a variabilidade da freqüência cardíaca, para nos informar sobre nossa saúde cardíaca”, disse Harkin.

A Dra. Deane Waldman, professora emérita de pediatria, patologia e ciência da decisão, bem como ex-diretora do Center for Healthcare Policy na Texas Public Policy Foundation, advertiu que muitos adultos idosos e pessoas com diabetes têm problemas comuns.

“Subir escadas é difícil para a articulação do joelho”, disse ele à Healthline.

Essas pessoas podem ou não ser capazes de realizar o teste de esforço para escalar escadas. Mas elas devem geralmente evitar subir escadas como uma forma de exercício regular, disse Waldman.

“O problema com o uso de escadas para exercícios é a descida”, disse Paul Johnson, fundador da Complete Tri, que fornece conselhos de treinamento para os entusiastas do fitness.

“Subir escadas para baixo coloca uma força significativa nos joelhos”. Certifique-se de descer com cuidado, cuidando das articulações, depois de subir”, disse ele.

Referências

How Fast Can You Climb 4 Flights of Stairs? It May Reveal Your Heart Health
https://www.healthline.com/health-news/how-fast-can-you-climb-4-flights-of-stairs-it-may-reveal-your-heart-health
Escrito por Bob Curley em 14 de dezembro de 2020 – Fato verificado por Dana K. Cassell

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