Aumento a curto prazo das fibras altera o microbioma intestinal

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Frutas
  • Os pesquisadores identificaram anteriormente uma ligação entre a ingestão de fibras e os resultados positivos para a saúde.
  • A fibra promove um microbioma intestinal saudável, uma vez que as bactérias o metabolizam.
  • Um estudo recente descobriu que um aumento de duas semanas na ingestão de fibras alterou significativamente o microbioma intestinal.
  • Pesquisadores descobriram que um aumento de 2 semanas na ingestão de fibras pode alterar significativamente o microbioma intestinal de uma pessoa, incluindo o aumento das espécies de bactérias que quebram as fibras.

Entretanto, a quantidade de ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs) não aumentou. Os SCFAs são o resultado de bactérias que quebram as fibras, e têm papéis diversos dentro do organismo.

Por exemplo, os SCFAs são usados como fonte de energia Fonte Confiável para as células do cólon e estão envolvidos na sinalização celular. Alguns SCFAs também têm propriedades anti-inflamatórias da Fonte Confiável e podem influenciar a sensibilidade à insulina da Fonte Confiável e o peso corporal.

A pesquisa, que aparece na revista mSystems, estabelece as bases para futuros estudos para explorar com mais detalhes a relação entre a ingestão de fibras, bactérias intestinais e SCFAs.

Índice

Vantagens da fibra

A fibra tem um papel importante na saúde humana. Por exemplo, uma recente revisão de várias metanálises revelou que as pessoas que comem mais fibras reduzem significativamente suas chances de morrer devido a um evento cardiovascular.

Entretanto, apenas 1 em cada 20 pessoas nos Estados Unidos consome a quantidade recomendada de fibra.

De acordo com a Dra. Katrine Whiteson, professora associada de biologia molecular e bioquímica, co-diretora da Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) Microbiome Initiative, e co-autora do presente estudo:

“A falta de ingestão de fibras no mundo industrializado está fazendo com que nossos micróbios intestinais passem fome, com importantes conseqüências para a saúde que podem estar associadas ao aumento do câncer colorretal, doenças auto-imunes e até mesmo à diminuição da eficácia da vacina e da resposta à imunoterapia contra o câncer”.

O intestino delgado não consegue digerir a fibra. Ao invés disso, segundo os autores do presente estudo, ele passa para o cólon, onde micróbios são capazes de quebrar a fibra.

Este processo resulta na produção de SCFAs. Os especialistas acreditam que eles são importantes para uma série de fatores que afetam a saúde de uma pessoa.

Os autores do presente estudo quiseram estudar a relação entre um aumento a curto prazo da fibra alimentar, a composição do microbioma intestinal, e a presença de SCFAs.

Dieta de duas semanas

Para investigar, os pesquisadores conduziram um estudo envolvendo 26 estudantes de graduação matriculados em um curso de biologia na UCI, assim como seus instrutores.

Na semana 1, os participantes comeram sua dieta normal e forneceram três amostras de fezes para análise.

Na semana 2, os participantes iniciaram uma dieta rica em fibras. Eles rastrearam sua ingestão nutricional usando uma aplicação de aptidão física, visando 40 gramas (g) de fibras a cada dia. Para ajudar, os pesquisadores lhes forneceram 10 refeições por semana com alto teor de fibras de uma variedade de plantas diferentes.

Na terceira semana, os participantes foram encorajados a aumentar sua ingestão de fibras para 50 g por dia. Durante esta semana, os participantes forneceram mais três amostras de fezes.

De acordo com o estudante de pós-graduação Andrew Oliver, professor assistente do curso, “os estudantes aumentaram sua ingestão de fibras em uma média de 25 g por dia, mas a variabilidade da ingestão de fibras pré-intervenção foi substancial”.

“Alguns estudantes tiveram que ir de quase zero a 50 g diários até o final do estudo. Todos nós ficamos um pouco obcecados com a quantidade de fibra que havia nos alimentos que comíamos”.

Os pesquisadores então analisaram as amostras usando seqüenciamento de DNA para identificar a composição da bactéria. Eles usaram a cromatografia de gás para medir SCFAs.

Composição do microbioma

Os pesquisadores descobriram que a composição dos microbiomas intestinais dos participantes mudou em cerca de 8% após a intervenção dietética.

Isto foi em grande parte devido ao aumento das bactérias conhecidas por quebrar as fibras, incluindo Bifidobacterium, Bacteroides, e Prevotella.

Entretanto, os pesquisadores não viram um aumento estatisticamente significativo em SCFAs. Eles especulam que isto pode ser porque as amostras de fezes não representam com precisão os níveis de SCFAs no intestino, que são encontrados principalmente nas paredes das células do intestino.

Os pesquisadores também sugerem que a intervenção de 2 semanas pode não ter sido suficientemente longa para ver qualquer diferença nos SCFAs.

De acordo com o Dr. Whiteson, “esperamos realizar intervenções mais longas com fibras dietéticas e estudar como as fibras podem apoiar o microbioma intestinal e promover a saúde”.

“Neste momento, durante uma pandemia, quando precisamos de nossa saúde imunológica e respostas de vacinas saudáveis, encorajamos todos a pensar sobre a diversidade vegetal de suas dietas e acrescentar alguns feijões, bagas e abacates onde puderem”.

Referências

Short-term increase in fiber alters gut microbiome
https://www.medicalnewstoday.com/articles/short-term-increase-in-fiber-alters-gut-microbiome
Escrito por Timothy Huzar em 3 de abril de 2021 – Fato verificado por Catherine Carver, MPH

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