Índice
Principais conclusões
- Os suplementos de vitamina D não reduziram significativamente o risco de fratura em idosos saudáveis, segundo um novo estudo.
- Os pesquisadores do estudo disseram que os provedores de saúde devem parar de recomendar suplementos de vitamina D, pois outros estudos mostraram que eles não previnem doenças graves ou prolongam a vida.
- Alguns especialistas dizem que continuariam a recomendar suplementos de vitamina D porque geralmente são seguros e oferecem muitos benefícios além da promoção da saúde óssea.
Metade ou mais dos adultos americanos com mais de 60 anos tomam suplementos de vitamina D para fortalecer a saúde óssea, ajudando o corpo a absorver o cálcio. 1
Mas um grande estudo, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que este suplemento popular pode não protegê-los de fraturas ósseas. 2
Resultados anteriores do mesmo conjunto de dados, consistindo de 25.871 participantes em um estudo VITAL randomizado e controlado, também mostraram que os suplementos de vitamina D não tiveram impacto no risco de vários tipos de câncer ou doenças cardíacas. 3 Eles também não reduziram a enxaqueca 4 ou retardaram o declínio cognitivo, 5 de acordo com outros estudos VITAL.
Em um editorial, os pesquisadores escreveram que os profissionais de saúde deveriam parar de recomendar suplementos de vitamina D porque os resultados do estudo e outros ensaios mostram que eles não “previnem doenças graves ou prolongam a vida”.
No entanto, alguns especialistas dizem que continuarão a recomendar suplementos de vitamina D.
O estudo não avaliou o efeito da vitamina D combinada com suplementos de cálcio, mas os provedores geralmente prescrevem ambos ao mesmo tempo, de acordo com Edward Silverman, MD , um cirurgião ortopédico do HCA Florida Mercy Hospital, que não esteve envolvido no estudo.
“Este estudo não mostrou um efeito sobre o risco de fratura. Mas isso não significa necessariamente que devemos abandonar o uso da vitamina D em geral”, disse Silverman.
Até que os pesquisadores examinem diferentes doses de vitamina D com ou sem cálcio, ele disse que “ainda não há consenso” sobre o uso de suplementos na prevenção do risco de fratura.
Margaret Nachtigall, MD , professora clínica associada da NYU Langone Health, disse que pessoas com deficiência de vitamina D, osteoporose ou baixa massa óssea ainda se beneficiariam de tomar vitamina D.
“Eu ainda estou recomendando para os pacientes, especialmente se eles não estão se expondo ao sol, ou eles podem ter um baixo nível de vitamina D”, ela disse a Verywell.
Você pode tomar muita vitamina D?
Suplementos de vitamina D geralmente não são prejudiciais. Nos Estados Unidos, a ingestão diária recomendada de vitamina D é de 600 UI para a maioria das pessoas e 800 UI para adultos com mais de 70 anos. A ingestão diária máxima segura para pessoas com 9 anos ou mais é de 4.000 UI (100 mcg). 1
Mas é possível uma overdose de vitamina D. A conselho de um nutricionista, um homem de meia-idade tomou um coquetel de vitaminas diariamente: 150.000 UI de vitamina D junto com uma quantidade superior à recomendada de ômega-3, folato e vitamina B3 , entre outros.
Ele foi ao hospital depois de sentir náuseas, cãibras nas pernas, diarreia, perda de peso, sede e outros sintomas. 6
No entanto, é raro que uma pessoa comum sofra intoxicação por vitamina D, de acordo com Silverman. “Você tem que tomar grandes doses todos os dias por um longo período de tempo”, disse ele.
Alternativas à Vitamina D
Além da vitamina D e cálcio, a pesquisa mostrou que a atividade física consistente é crucial para melhorar a densidade óssea. 7 Beber álcool apenas com moderação, fumar e seguir uma dieta balanceada podem ajudar a manter a saúde dos ossos à medida que você envelhece .
Prevenir quedas é uma das melhores maneiras de evitar fraturas em adultos mais velhos, acrescentou Silverman. Remover os riscos de tropeçar e fazer um teste de visão pode ajudá-los a evitar quedas acidentais. 8
Além dessas medidas preventivas, os especialistas continuam a enfatizar a importância da vitamina D para pessoas em risco de deficiência grave.
As mulheres que entraram na menopausa, por exemplo, experimentariam uma rápida perda óssea devido a uma queda dramática nos níveis de estrogênio. 9 Pessoas com pele mais escura, 10 obesidade, 11 ou histórico de fraturas por fragilidade também podem se beneficiar de um aumento na vitamina D.
Fonte
https://www.verywellhealth.com/is-vitamin-d-useful-6386319













