Estudo sobre gêmeos idênticos mostra que dietas veganas ajudam o coração

0
607

Um novo estudo com gêmeos idênticos forneceu novas evidências de que uma dieta vegana pode melhorar enormemente a saúde cardíaca de uma pessoa .

Os gêmeos que receberam uma dieta vegana por dois meses tiveram melhorias significativas no colesterol , na insulina e no peso corporal em comparação com seus irmãos, que seguiram uma dieta saudável que incluía proteína animal.

“Com base nesses resultados e pensando na longevidade, a maioria de nós se beneficiaria se adotasse uma dieta mais baseada em vegetais ”, disse o pesquisador Christopher Gardner, professor de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

É bem sabido que reduzir o consumo de carne melhora a saúde do coração , mas as diferenças entre os participantes em estudos sobre dieta – coisas como genética, educação e escolhas de estilo de vida – tornam difícil para os investigadores tirar conclusões definitivas.

Gardner e seus colegas optaram por estudar gêmeos idênticos porque compartilham a mesma genética, cresceram na mesma casa e muitas vezes têm estilos de vida semelhantes.

“Este estudo não só forneceu uma forma inovadora de afirmar que uma dieta vegana é mais saudável do que a dieta omnívora convencional, mas também foi uma loucura trabalhar com os gémeos”, observou Gardner num comunicado de imprensa da universidade. “Eles se vestiam da mesma forma, falavam da mesma forma e faziam brincadeiras entre eles que só poderiam acontecer se passassem muito tempo juntos.”

A equipe de pesquisa recrutou 22 pares de gêmeos idênticos para participar de um ensaio clínico baseado em dieta que ocorreu de maio a julho de 2022. Todos os gêmeos foram listados no Stanford Twin Registry, um banco de dados de gêmeos fraternos e idênticos que concordaram em participar. em estudos de pesquisa.

Um gêmeo de cada par recebeu uma dieta vegana e o outro uma dieta onívora.

Ambas as dietas eram saudáveis, contendo muitos vegetais, feijões, frutas e grãos integrais. As dietas também limitavam açúcares e amidos refinados.

Mas a dieta vegana era inteiramente baseada em vegetais, não contendo carne nem produtos de origem animal, como ovos ou leite. A dieta onívora incluía frango, peixe, ovos, queijo, laticínios e outros alimentos de origem animal.

Durante as primeiras quatro semanas, um serviço de refeições entregou três refeições por dia. Durante as quatro semanas restantes, os participantes prepararam as suas próprias refeições.

Das 44 pessoas no estudo, 43 o acompanharam até a conclusão, disse Gardner.

“Nosso estudo utilizou uma dieta generalizável que é acessível a qualquer pessoa, porque 21 dos 22 veganos seguiram a dieta”, disse Gardner, que também é professor no Centro de Pesquisa de Prevenção de Stanford. “Isto sugere que qualquer pessoa que escolha uma dieta vegana pode melhorar a sua saúde a longo prazo em dois meses, com a maior mudança observada no primeiro mês.”

Os níveis médios de colesterol LDL “ruim” caíram constantemente para os veganos e permaneceram praticamente os mesmos para os onívoros.

Os veganos também observaram uma diminuição de 20% nos níveis de insulina em jejum e perderam em média 4 quilos a mais do que os onívoros.

As descobertas foram publicadas em 30 de novembro na revista JAMA Network Open .

Gardner reconheceu que é improvável que a maioria das pessoas se torne vegana, mas disse que mesmo um empurrão na direção dos vegetais poderia melhorar a sua saúde.

“O que é mais importante do que se tornar estritamente vegano é incluir mais alimentos vegetais em sua dieta”, disse Gardner, acrescentando que tem sido “principalmente vegano” nos últimos 40 anos. “Felizmente, divertir-se com comidas multiculturais veganas, como masala indiana, refogados asiáticos e pratos africanos à base de lentilhas, pode ser um excelente primeiro passo.”

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta