A água de alface pode ajudar você a dormir?

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Alface

A alface pode ajudá-lo a dormir? De acordo com o último hack de saúde viral fazendo as rondas no TikTok, um copo de água quente fumegante de alface antes de dormir é a chave para adormecer rapidamente. Em 30 de maio Shapla Hoque compartilhou a dica sobre sua conta no TikTok em um vídeo que já foi visto pelo menos 7,1 milhões de vezes.

E, nos dias seguintes, os TikTok-ers ao redor do mundo também endossaram o ritual noturno, com um total de 12 milhões de visualizações em todos os vídeos #lettucewater compartilhados.

“Aparentemente, beber água de alface faz você dormir, então – mana não dorme, então eu vou experimentar”, disse Hoque aos telespectadores em seu vídeo.

Ela então derramou água fervente em uma xícara cheia de folhas de alface iceberg, adicionando um pouco de chá de hortelã-pimenta para dar sabor. “Não sabe a nada”, disse ela depois de tomar um gole.

Em sua próxima atualização, ela confirmou que estava se sentindo “ligeiramente sonolenta”. E na seguinte, os olhos de Hoque estavam fechados, como ela disse: “Sua mana se foi”.

Em um vídeo de acompanhamento que Hoque postou no TikTok na manhã seguinte, ela afirmou que ela levou um total de “30 a 40 minutos” para adormecer.

O que diz a ciência sobre a água de alface para dormir?

Ao contrário de muitas outras tendências TikTok, existe na verdade alguma ciência por trás da alface como auxiliar de sono. Um estudo publicado em maio de 2017 na revista Food Science Biotechnology foi fortemente citado em apoio à água de alface para melhorar o sono. O estudo descobriu especificamente que algumas variedades de extrato de alface, especificamente a cigana vermelha, induziram um aumento na duração do sono dos ratos em doses baixas e altas.

Michael Breus, PhD, um psicólogo clínico e autor de vários livros sobre o sono, incluindo O Poder do Quando, aponta que o estudo faz pouco para apoiar a hipótese de que a água de alface funciona como um auxiliar do sono por uma variedade de razões.

Por uma delas, ele observa que o extrato de alface não é o que coloca os ratos para dormir – ele os ajudou a dormir mais tempo.

“Estes ratos foram drogados quando receberam a alface”, diz ele, apontando que os ratos foram injetados com uma dose de pentobarbital (um sedativo) para colocar o animal para dormir logo após a administração do extrato por via oral.

Além disso, o estudo não foi preparado para determinar se o extrato de alface realmente diminuiu o tempo que os ratos levavam para adormecer; ele foi projetado para comparar os efeitos indutores do sono das alfaces de folhas verdes e vermelhas.

Todos os ratos do estudo foram separados uns dos outros, e os pesquisadores mediram quanto tempo levou para cada rato adormecer (latência de sono) e quanto tempo cada rato dormiu (duração do sono). Mas, quaisquer ratos que não dormiam dentro de 15 minutos após a injeção foram excluídos da análise final.

Os pesquisadores compararam então a latência do sono e a duração do sono entre os ratos dados os vários tipos de alface, mas não compararam a latência do sono e a duração do sono com os ratos que não haviam recebido nenhum extrato de alface. Portanto, não há como saber a partir destes dados se foi o sedativo ou a alface que contribuiu para o sono dos ratos – ou se seu sono foi mais rápido ou mais longo do que se eles não tivessem recebido nenhum medicamento ou extrato de alface.

Marie-Pierre St-Onge, PhD, professora associada de medicina nutricional e diretora do Centro de Excelência do Sono do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, em Nova York, aponta que este estudo foi feito em roedores, e ela não tem conhecimento de nenhum estudo semelhante em humanos.

Também é notável, diz ela, que os pesquisadores do estudo acima mencionado utilizaram extrato de romã, que é uma quantidade muito mais concentrada de compostos em alface que supostamente deixam você sonolento do que se você fervesse folhas de alface na água. “Não está claro quanto do composto ativo real você obteria ao ferver alface e beber a água, como sugerido no vídeo”, diz ela.

Além disso, a maioria dos TikTokers usou alface iceberg por sua experiência, e “nem todas as alfaces são criadas igualmente quando se trata de seus benefícios indutores do sono”, diz a Dra. St-Onge.

Jackie Newgent, RDN, uma dietista baseada em Nova York e autora de The Clean & Simple Diabetes Cookbook, diz que, hipoteticamente, a alface poderia ser um estimulante do sono graças à lactucina, um composto vegetal amargo e polifenóis antioxidantes. Mas água de alface feita apenas com um par de folhas de alface provavelmente não fará muita diferença em termos de sono.

Existe algum risco à saúde se eu tentar a tendência da água de alface?

Em última análise, beber água de alface é inofensivo, diz Newgent. Mas se você estiver fazendo isso para ajudá-lo a dormir, preste atenção à quantidade. É um líquido! “Beber muito líquido antes de dormir pode, na verdade, causar perturbações no sono, já que você pode precisar fazer uma ou duas viagens ao banheiro no meio da noite”, diz Newgent.

Além disso, certifique-se de lavar sua alface antes de fazer uma bebida quente, assim como você deve lavar bem a alface antes de comê-la em uma salada, diz Newgent.

O resultado final: Devo tentar?

O Dr. Breus diz que suspeita que a razão pela qual as pessoas nos vídeos virais afirmam estar com sono após beber água de alface é o efeito placebo (o que significa que muitas das pessoas que estão compartilhando sobre sua sonolência induzida pela água de alface são influenciadas pela crença de que funciona; elas querem que funcione e, portanto, acreditam que funciona).

Embora a tendência não lhe faça mal se você tentar, existem opções naturais melhores e mais eficazes para induzir o sono do que beber água de alface feita com apenas algumas folhas de alface, diz Newgent.

“Eu preferiria muito ver as pessoas comerem alface do que beber sua água fervida”, diz St-Onge. “As folhas inteiras de alface fornecem vitaminas e minerais que podem não estar disponíveis na água”.

Lanchar um punhado de cerejas azedas ou beber um pouco de suco de cereja azeda pode ser uma alternativa mais eficaz para uma noite descansada de sono do que beber aquela água de alface assada, diz Newgent. Um estudo publicado no American Journal of Therapeutics em março-abril de 2018 descobriu que as cerejas azedas contêm melatonina e estão associadas ao aumento da eficiência e duração do sono.

Referências

Can Lettuce Water Actually Help You Sleep?
https://www.everydayhealth.com/sleep/can-drinking-lettuce-water-actually-help-you-
sleep/
Medically Reviewed by Jason Paul Chua, MD, PhD

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