Vinho tinto

Você pode tomar um copo de vinho tinto ao depois de um longo dia. E embora no passado esse copo possa ter sido considerado um benefício para sua saúde – especialmente quando se trata do seu coração – os especialistas dizem que as evidências sobre o álcool e sua saúde não são conclusivas, e, acredite ou não, os riscos muitas vezes superam quaisquer benefícios.

Ainda assim, é algo que talvez devesse estar na vanguarda de sua mente neste momento. Como a American Heart Association (AHA) observou, pesquisas mostram que muitos adultos estão aumentando seu consumo de álcool durante a pandemia da COVID-19, incluindo uma pesquisa da Nielsen no final de março que disse que as vendas de álcool dispararam 54% em comparação com a mesma época do ano passado. Isso pode vir com uma série de riscos, incluindo pressão alta e certos cânceres como o câncer de mama, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Esse aumento no consumo não faz bem à sua saúde. Se você já é alguém que consome álcool, o CDC recomenda limitar-se a uma bebida por dia se você for mulher e duas bebidas por dia se você for homem.

O limite superior para os homens pode estar mudando em breve: Um comitê consultivo encarregado de fazer recomendações atualizadas às Diretrizes Dietéticas para Americanos (DGA) propõe que tanto homens quanto mulheres devem agora se limitar a uma bebida alcoólica por dia. “Em termos de saúde, entre aqueles que consomem álcool, beber menos é melhor do que beber mais”, escreveu o comitê em seu relatório. (A DGA será lançada no final deste ano).

Ainda assim, o vinho tinto é frequentemente considerado como a exceção à regra. Portanto, vejamos o que a ciência e os especialistas dizem sobre o consumo específico de vinho tinto, para que você possa tomar a decisão mais informada para você e sua saúde.

Vinho tinto faz bem para a saúde do coração?

Nos anos 80, uma teoria surgiu de cientistas franceses chamada de paradoxo francês. Ela se referia a como os franceses tinham uma baixa incidência de morte por doenças cardíacas, apesar de comerem uma quantidade maior de gordura saturada e colesterol dietético de alimentos como queijo e manteiga. O fator X, diziam eles: o vinho tinto. Os compostos antioxidantes no vinho tinto, chamados flavonóides – especificamente o resveratrol, que vem de peles de uva – foram creditados como sendo cardioprotetores.

No entanto, essa teoria não foi comprovada. “O vinho contém antioxidantes como o resveratrol que, em um estudo com tubo de ensaio e em células sob certas circunstâncias, demonstrou ser benéfico. Mas isso é verdade para muitos compostos que não se desenvolvem quando estudados rigorosamente”, explica Deepak L. Bhatt, MD, MPH, diretor executivo de programas cardiovasculares intervencionistas no Brigham and Women’s Hospital Heart & Vascular Center e professor de medicina na Harvard Medical School, em Boston. Em outras palavras, mais pesquisa em humanos é necessária.

Por exemplo, diz o Dr. Bhatt, ao comparar os abstêmios com aqueles que bebem modestamente, você pode ver que os bebedores responsáveis estão se saindo melhor em termos de saúde geral. Mas afaste-se, e pode haver algumas letras miúdas: que os que não bebem podem estar pulando o álcool expressamente porque seu médico os aconselhou a não beber por causa de uma condição de saúde, diz ele, enquanto os que estão bebendo são geralmente saudáveis. “É esse efeito ‘usuário saudável’ que leva à associação errada entre consumo moderado e taxas mais baixas de doenças cardiovasculares”, diz Bhatt.

O vinho tinto pode ser prejudicial ao seu coração. Pesquisas mostram que mesmo quantidades baixas de álcool aumentam seu risco de fibrilação atrial (afibrilação), de acordo com um estudo de setembro de 2016 publicado no Journal of the American Heart Association. O AFib é um batimento cardíaco irregular que pode aumentar seu risco de coágulos, derrame e insuficiência cardíaca, de acordo com a AHA. O risco de fibrilação atrial aumenta à medida que você envelhece, observa o CDC. O abuso do álcool também pode aumentar o risco de ataque cardíaco e insuficiência cardíaca congestiva, de acordo com um estudo que analisa dados de 14,7 milhões de americanos, publicados na edição de janeiro de 2017 do Colégio Americano de Cardiologia. Sim, estes dados são do álcool em geral, não especificamente do vinho tinto, mas não se pode separar o vinho tinto do álcool – de fato, ele não tem propriedades especiais que o colocam em uma categoria própria.

Você não pode ignorar o impacto que o álcool (que, sim, inclui o vinho tinto) tem sobre o câncer também. A American Cancer Society aponta que o uso de álcool é responsável por 6% de todos os cânceres e 4% das mortes por câncer nos Estados Unidos. O álcool está associado a cânceres de boca, esôfago, fígado, colorretal e de mama, entre outros.

O uso excessivo de álcool está associado a outros problemas, o CDC observa, incluindo problemas de aprendizagem e memória, um sistema imunológico mais fraco e distúrbios de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Mas por que quem bebe vinho tendem a serem mais saudáveis?

A realidade pode ser difícil de aceitar: “Em geral, o vinho tinto não parece ser mais ou menos saudável do que outros tipos de bebidas alcoólicas”, diz George Koob, PhD, diretor do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA). Ele faz eco a Bhatt quando explica que algumas pesquisas podem mostrar que beber vinho tinto está correlacionado com saúde positiva em uma variedade de medidas, mas “provavelmente não é por causa do vinho em si”.

A diferença nas escolhas de estilo de vida e status socioeconômico são os principais motores. (Koob aponta para uma pesquisa Gallup de agosto de 2019 que mostra que os consumidores de vinho tendem a ser mais instruídos e a ter uma renda mais alta do que aqueles que não bebem vinho). “Enquanto os estudos tentam controlar estatisticamente essas outras influências, seu impacto não pode ser totalmente descartado”, diz ele. “É possível que os bebedores de vinho como grupo sejam ligeiramente diferentes das pessoas que tendem a beber outros tipos de bebidas de maneiras que levam a uma saúde melhor”.

Então, e o paradoxo francês? “Afinal, a dieta francesa era mais saudável do que se pensava na época e, como sabemos agora, beber muito vinho não parece promover a saúde e prolongar a vida”, diz Koob.

E o Resveratrol, o composto associado a melhor saúde?

Quanto ao resveratrol, de acordo com uma revisão publicada em fevereiro de 2019 em Medicinal Research Reviews sobre ensaios clínicos de resveratrol, o composto pode ser útil no tratamento de diabetes tipo 2, obesidade, câncer colorretal, câncer de mama e hipertensão, entre outras doenças. No entanto, isto está no contexto de possivelmente tomar um suplemento, não no contexto de beber quantidades moderadas de vinho tinto.

Você precisaria beber muito para obter os mesmos resultados (e em detrimento de sua saúde, como explicado). O resveratrol é realmente encontrado no vinho – apenas em pequenas quantidades. Koob aponta para pesquisas anteriores que mostraram que beber 1,5 taças de vinho tinto por dia fornecia 2,56 miligramas (mg) de resveratrol. E é aqui que reside o problema: Ele observa um artigo publicado em julho de 2016 em Advances in Nutrition, observando que a pesquisa indica que “uma pessoa precisaria beber entre 505 a 2.762 litros de vinho tinto por dia para consumir 1 grama de resveratrol, uma dose comumente usada em ensaios clínicos”. Tradução: Como as quantidades usadas em testes (que mostram um benefício para a saúde) são tão altas, não está claro se ou quão benéficas podem ser as quantidades padrão de consumo de vinho.

3 Dicas para beber álcool de forma responsável, se você já bebe

Os médicos não recomendam começar a beber vinho tinto para beneficiar sua saúde. “A razão de beber vinho tinto é porque ele lhe dá prazer, não pensar erroneamente que você obterá um benefício cardiovascular ou porque você acredita que ele tem valor medicinal”, diz Bhatt. Portanto, não comece a beber se você já não o fizer. Mas se você já é um bebedor de vinho tinto, siga estas diretrizes:

Siga uma delas. “Tomar um copo de vinho a cada noite com o jantar por uma semana é muito menos arriscado do que beber todos os sete copos de vinho de uma só vez em uma sexta-feira à noite”, diz Koob.

Beba-o com comida. O happy hour pode ser divertido, mas pelo menos certifique-se de que você está lanchando enquanto bebe. “A comida ajuda a proteger o revestimento do estômago e também retarda a absorção do álcool pelo corpo, o que significa que os órgãos do corpo, incluindo o fígado e o cérebro, são expostos a menos álcool de uma só vez”, diz Koob. Isso protege seu nível de álcool no sangue e diminui o risco de lesões.

E torna-o uma refeição saudável”. Se você estiver bebendo um copo de vinho, junte-o a alimentos saudáveis, como os encontrados na dieta mediterrânea, incluindo grãos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes e gorduras saudáveis como o azeite de oliva, diz Bhatt.

Relatório adicional de Krisha McCoy e Beth W. Orenstein.

Referências

Everydayhealth.com | Is Red Wine Actually Good for You? Here’s What the Research Suggests

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