Stevia: o substituto do açúcar faz mal para nossa saúde?

Novas pesquisas sobre o adoçante à base de plantas stevia indicam que o substituto do açúcar pode ter implicações negativas para a saúde intestinal.

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Stevia

As pessoas utilizam substitutos de açúcar como uma forma de reduzir a ingestão de açúcar. O consumo excessivo de açúcar pode causar aumento de peso, levar ao diabetes e contribuir para a inflamação do organismo.

Por esta razão, os pesquisadores têm trabalhado para encontrar o substituto perfeito que tenha gosto de açúcar real e seja seguro para o consumo.

Os cientistas têm considerado a stevia uma alternativa segura de açúcar durante anos, mas um novo estudo levanta a questão de se ela pode ser prejudicial à saúde intestinal.

O que é stevia?

As substituições de açúcar são úteis para muitas pessoas, incluindo indivíduos com diabetes que precisam controlar seu açúcar no sangue e aqueles que tentam reduzir sua ingestão calórica para alcançar ou manter um peso moderado.

Vários substitutos estão disponíveis. Estes incluem vários adoçantes artificiais, tais como sucralose, aspartame e sacarina, e o xilitol e eritritol dos álcoois do açúcar.

Algumas pessoas usam opções à base de plantas para substituir o açúcar, e o stevia é um desses edulcorantes que está amplamente disponível.

As pessoas usam a planta stevia como adoçante há centenas de anos. As pessoas descobriram originalmente a planta no Brasil e no Paraguai e agora a cultivam em todo o mundo.

Stevia é até 300 vezes mais doce do que o açúcar de mesa, portanto, apenas uma quantidade muito pequena é necessária para se obter um efeito adoçante.

Algumas pessoas preferem stevia derivada de plantas a adoçantes artificiais que os fabricantes criam em um laboratório.

Além disso, a stevia é um substituto de zero-caloria, enquanto outros adoçantes artificiais podem ter algumas calorias. Outro benefício da stevia é que ela tem um índice glicêmico inferior a 1, portanto, não aumenta o açúcar no sangue da mesma forma que algumas poucas alternativas.

Alguns substitutos do açúcar também são mais seguros do que outros. Estudos relacionaram outros substitutos, tais como sucralose e sacarina, com o crescimento de tumores em ratos, embora estes efeitos não sejam confirmados. As pesquisas sobre a stevia, por outro lado, não tinham previamente descoberto quaisquer implicações negativas graves para a saúde.

A importância da saúde intestinal

Embora as pessoas geralmente entendam a importância de manter um peso moderado e de se engajar nas melhores práticas para a saúde do coração, elas às vezes ignoram a saúde intestinal.

De acordo com a Dra. Elizabeth Hohmann da Divisão de Doenças Infecciosas do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard-, “Esta é uma nova fronteira da medicina, e muitos estão olhando para a microbiota intestinal como um sistema adicional de órgãos”.

Hohmann prossegue, “É mais importante para a saúde de nosso sistema gastrointestinal, mas pode ter efeitos ainda mais abrangentes em nosso bem-estar”.

O sistema digestivo é o lar de vários tipos de bactérias. Algumas dessas bactérias ajudam a manter o corpo saudável. Manter um intestino saudável e equilibrado é importante em muitos aspectos.

Algumas bactérias intestinais podem prevenir a inflamação, proteger contra certos tipos de câncer e reduzir os sintomas associados à artrite reumatóide.

Há várias maneiras de manter um intestino saudável, uma das quais é evitar o uso excessivo de antibióticos. Os antibióticos podem afetar as bactérias boas que vivem no intestino.

Também é importante evitar alimentos que possam prejudicar a saúde intestinal, como alimentos processados e carne vermelha. As pessoas podem tomar probióticos, comer alimentos ricos em fibras e comer alimentos fermentados, como iogurte ou kombuchá, para promover a boa saúde intestinal.

Resultados da pesquisa Stevia

Enquanto os especialistas normalmente vêem a stevia como um substituto seguro do açúcar, as últimas pesquisas indicam que ela pode ter alguns inconvenientes.

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion de Negev (BGU) em Beersheba, Israel, concentraram-se na stevia em um estudo que recentemente foi apresentado em Molecules. Suas descobertas sugerem que a stevia pode ter um efeito negativo sobre a saúde intestinal.

A equipe de pesquisa estudou duas formas de estevia: o suplemento de erva comercializada e o extrato purificado de estevia. Eles analisaram como as diferentes formas de esteviáceas afetam a comunicação bacteriana.

O intestino possui vias de detecção de quorum (QS). Essas vias permitem que as moléculas bacterianas se comuniquem umas com as outras, o que é importante em termos de regulação microbiana.

A equipe descobriu que o suplemento de erva estévia tinha um “efeito inibitório sobre a comunicação bacteriana”. O extrato de estevia purificado mostrou “uma interação molecular e possível interrupção da [algumas formas de] comunicação bacteriana”.

Enquanto o estudo mostra que a estevia pode contribuir para um intestino desequilibrado, nenhuma das duas formas de estevia mostrou evidência de matar bactérias no intestino.

A pesquisadora líder Dra. Karina Golberg, que faz parte do BGU Avram e Stella Goldstein-Goren do Departamento de Engenharia Biotecnológica, comentou sobre as descobertas:

“Este é um estudo inicial que indica que mais pesquisa é necessária antes que a indústria alimentícia substitua o açúcar e os adoçantes artificiais por stevia e seus extratos”.

Os pesquisadores planejam estudar a stevia mais de perto e usar suas descobertas para moldar diretrizes para a ingestão de stevia.

“Com referência aos efeitos identificados em nosso estudo e ao crescente consumo de stevia, pedimos que sejam realizados mais estudos para ajudar a elucidar ainda mais os efeitos desses adoçantes e para ajustar as doses diárias mais altas recomendadas hoje”, escrevem os autores do estudo.

Referências

Medicalnewstoday.com | Is the sugar substitute stevia bad for our health?
Artigo original escrito por Erika Watts em 10 de dezembro de 2020 – Fato verificado por Anna Guildford, Ph.D.

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