Uma dieta cetogênica com baixo teor calórico poderia ajudar a aliviar a acne?

0
302
Acne

Em um pequeno estudo piloto, algumas mulheres jovens que procuravam perder peso com uma dieta cetônica de baixa caloria obtiveram um benefício inesperado: a acne começou a desaparecer.

“Essas descobertas representam uma oportunidade para controlar uma doença de pele que afeta a maioria dos adolescentes e muitos adultos em algum momento de suas vidas, causando angústia, constrangimento, ansiedade e baixa autoconfiança entre os pacientes, roubando-lhes a qualidade de vida”, disse o líder. o autor do estudo, Luigi Barrea, da Università Telematica Pegaso em Nápoles, Itália.

A sua equipa apresentou as suas conclusões terça-feira no Congresso Europeu sobre Obesidade em Viena, Itália.

Como explicou o grupo de Barrea, acredita-se que a acne seja uma doença inflamatória crônica que afeta o que é conhecido como unidade pilossebácea: o folículo piloso , a haste do cabelo e a glândula sebácea próxima. Cerca de 9% da população mundial é afetada pela acne , principalmente na adolescência.

De acordo com os investigadores italianos, a acne tem sido associada há muito tempo à obesidade , talvez porque ambas as condições estejam ligadas ao aumento da inflamação e ao stress oxidativo .

A dieta cetogênica poderia combater a inflamação subjacente e o estresse oxidativo ?

“Embora o papel da dieta na acneé inconclusivo, a dieta cetogênica de baixíssimas calorias é conhecida por auxiliar na perda de peso e gerar corpos cetônicos antiinflamatórios que fornecem energia quando os carboidratos da dieta são escassos, além de promover resistência contra o estresse inflamatório e oxidativo”, explicou Barrea em uma reunião de notícias. liberar. “Achamos que valeria a pena explorar este ptratamento potencial para acne.

O estudo foi pequeno: apenas 31 mulheres jovens (com idades entre 18 e 30 anos) obesas e com níveis moderados de acne.

Todas as mulheres embarcaram em 45 dias de uma dieta cetogênica de muito baixas calorias (apenas 700-800 quilocalorias por dia). De acordo com o regime cetônico, 44% das calorias vieram da gordura, 43% das proteínas e apenas 13% dos carboidratos.

Todas as mulheres completaram a dieta com sucesso , com alguns “efeitos adversos” leves – dores de cabeça e fraqueza muscular – relatados.

Os resultados da perda de peso foram impressionantes. As mulheres perderam em média cerca de 8% do peso corporal ao longo dos 45 dias, com uma queda percentual semelhante nas medidas da cintura, informou a equipe de Barrea.

A acne também melhorou: medida por uma “escala global de classificação de acne” padrão, as pontuações melhoraram em média 41,5% ao longo da dieta de 45 dias..

Além disso, “os participantes também relataram uma satisfação com a vida muito melhor, com uma melhoria média de 45% na sua pontuação de qualidade de vida”, relataram os investigadores.

A equipe de Barrea disse que havia uma base científica para o alívio da acne. Eles descobriram que os marcadores de inflamação sistêmica, estresse oxidativo e saúde do microbioma intestinal melhoraram. As melhorias na inflamação e na oxidação parecem estar correlacionadas com as reduções na gravidade da acne, disse a equipe.

“Neste pequeno ensaio piloto, a dieta cetogênica de muito baixas calorias de 45 dias demonstrou melhorias notáveis ​​na gravidade da acne que pareciam ser atribuíveis aos conhecidos efeitos antioxidantes e antiinflamatórios da dieta”, concluiu Barrea.

Ele ressaltou, no entanto, que o estudo era muito pequeno e, como essas descobertas foram apresentadas em uma reunião médica, deveriam ser consideradas preliminares até serem publicadas em uma revista revisada por pares.

No entanto, “se confirmado em estudos maiores e mais robustos, a dieta cetogênica de muito baixas calorias poderia fornecer uma alternativa valiosa aos antibióticos e tratamentos tópicos para ajudar milhares de pessoas afetadas pela acne”, disse Barrea.

FONTE: Congresso Europeu sobre Obesidade, comunicado à imprensa, 14 de maio de 2024

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Deixe uma resposta